Combustível batizado: 5 cuidados para você não ter dor de cabeça na hora de abastecer
Aprenda como evitar problemas com combustível batizado. Confira 5 cuidados essenciais para não ter dor de cabeça na hora de abastecer
Infelizmente, a prática de combustível batizado ainda é comum no Brasil, e os motoristas precisam estar atentos aos sinais de adulteração para evitar grandes prejuízos. O combustível fraudado pode comprometer o funcionamento do seu veículo e levar a falhas no motor, aumento de consumo e danos a componentes essenciais. Para ajudar o amigo motorista, o Garagem360 elencou 5 dicas que vão evitar dores de cabeça na hora de abastecer!
Como identificar e evitar combustível batizado?
É difícil identificar alterações no combustível na hora do abastecimento, mas adotar alguns cuidados pode minimizar os riscos de abastecer com combustível adulterado.
A seguir, listamos os principais cuidados que todo motorista deve tomar ao abastecer:
Peça sempre a nota fiscal
A princípio, a nota fiscal é a sua prova de que você abasteceu em determinado posto e pode ser essencial caso você precise recorrer a algum órgão de defesa do consumidor.
Desconfie de preços muito baixos
Se o preço do combustível estiver muito abaixo da média, é hora de ficar alerta. Combustíveis extremamente baratos podem ser um indicativo de que há alguma fraude no produto.
Verifique se o posto informa corretamente o tipo de combustível
Quando o combustível for aditivado, o posto tem a obrigação de informar isso na bomba. Caso contrário, desconfie e nem pense em encher o tanque do seu automóvel ou motocicleta.
Fique de olho na bandeira do posto
Similarmente, postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) devem informar, em cada bomba, o nome da distribuidora que forneceu o combustível, além de outros dados do posto. Isso ajuda a rastrear possíveis irregularidades.
Peça o teste de qualidade do combustível
Atualmente, os postos são obrigados a realizar testes, como o teste de volumetria e o de teor alcoólico do etanol. Exija esses testes, principalmente se houver qualquer dúvida sobre a qualidade do combustível.
Como denunciar locais com combustível batizado?
Se você suspeitar que o combustível foi adulterado ou se tiver prejuízos, é possível denunciar o posto de combustível.
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) realiza fiscalizações periódicas e também recebe denúncias dos consumidores. Para registrar uma denúncia, basta entrar em contato com o Centro de Relações com o Consumidor da ANP pelo telefone 0800-970-0267 ou pelo site da agência.
Além disso, se você sofrer prejuízos com danos ao veículo, também pode recorrer ao Procon para buscar um ressarcimento. O processo de fiscalização e punição para postos que vendem combustível adulterado envolve:
- A interdição preventiva do posto.
- A aplicação de multas e autuações.
- O processo administrativo onde o posto pode apresentar sua defesa.
- A possibilidade de ressarcimento caso a adulteração seja confirmada.
Com o aumento dos casos de adulteração, a responsabilidade de se proteger é do motorista. Se você já passou por alguma experiência com combustível fraudado ou tem dúvidas sobre como evitar esse problema, comente aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.