Combustível 100% sustentável será testado na F1 em 2021; o que muda na competição?

A FIA anuncia que combustível 100% sustentável será testado na F1 em 2021, confira quais as mudanças que isso trará a F1 e outra Grand Prix.

A questão ambiental tem ganhado cada vez mais relevância entre as mais diversas empresas, diminuição do desmatamento, redução do aquecimento global e outras estratégia tem ganhado cada vez mais espaço em ações governamentais e empresarias e adquirido cada vez mais apoio populacional que os anos anteriores, e a formula 1 parece ter adotado essa preocupação, na quina feira (17) a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou medidas para adoção de um combustível 100% sustentável será testado na F1 em 2021.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou medidas de combustível 100% sustentável que será testado na F1 em 2021. (Imagem: IG Esporte / Divulgação)

Combustível sustentável F1

Para reduzir as emissões de carbono a FIA anunciou que começaram os testes para um combustível 100% sustentável feita de lixo orgânico que atende a todos os requisitos da Formula 1, o que lembra em partes os filmes De Volta para o Futuro, onde esse tipo de tecnologia de combustível sustentável é utilizada em todos os carros no ano de 2021.

A medida visa reduzir a emissões de carbono em 2021 prevendo a neutralização em 2030, além dessa redução o objetivo é provar a eficiência do combustível sustentável e incentivar seu uso para os outros Grand Prix.

O novo combustível sustentável feita e lixo orgânico cumpre todos os requisitos da Formula 1 (Imagem: Caipirismo)

Para reforçar o compromisso no projeto a FIA exigirá o uso de combustíveis sustentáveis até 2026 quando uma nova powertrain será adotada, a organização também incentiva a Formula 1 na pesquisa de suas próprias formas de combustíveis sustentáveis.

O presidente da FIA, Jean Todt, comenta que essa medida representa um novo passo para a formula 1. “A FIA assume a responsabilidade de liderar o esporte motorizado e a mobilidade para um futuro de baixo carbono para reduzir os impactos ambientais de nossas atividades e contribuir para um planeta mais verde”.

Em resposta o diretor a Formula 1, Ross Braum, comenta que em 2021 a formula 1 já deve passar por mudança “A F1 serve há muito como plataforma para a introdução de avanços no mundo automotivo. Nossa prioridade atual na luta pela sustentabilidade é a construção de um roteiro para motor híbrido que reduza as emissões e crie um benefício real para os modelos de rua. Acreditamos que isso é possível de ser feito com um motor que combine a tecnologia híbrida e combustíveis sustentáveis”.

Além disso, os carros elétricos já vem ganhando cada vez mais espaço entre as compras por pessoas no cotidiano devido a sua praticidade e economia.

Para reforçar o compromisso no projeto a FIA exigirá o uso de combustíveis sustentáveis até 2026 (Imagem: Exame / Divulgação)

“A FIA assume a responsabilidade de liderar o esporte motorizado e a mobilidade para um futuro de baixo carbono[…]” (Imagem: Motorsport – Uol/ Divulgação)

a organização também incentiva a Formula 1 na pesquisa de novas formas de combustíveis sustentáveis (Imagem: TecMundo / Divulgação)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile