Combustíveis mais caros: veja como economizar ao abastecer

como economizar ao abastecer
Quer economizar ao abastecer? Então veja alguma dicas que te ajudarão a cumprir esse objetivo (Foto: pixabay.com)

Um dos principais problemas que os motoristas brasileiros atualmente é o preço dos combustíveis. Os preços estão cada vez mais altos. Mas é possível mudar alguns hábitos para gastar menos dinheiro. Pensando nisso, o Garagem360 (em conjunto com o Zul+) separou dicas de como economizar ao abastecer.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Um dado importante. Na última terça-feira (06), por exemplo, começaram a valer os novos valores dos combustíveis. De acordo com a Petrobras. o litro da gasolina está custando R$ 2,69 (aumento de 6,3%)e o diesel passou a custar R$ 2,81 (reajuste de 3,7%).

Combustíveis mais caros

1 – Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

1 – Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer (Foto: pixabay.com)

Alguns fatores podem ajudar o motorista que pretende economizar com combustível. Um deles é conhecer os detalhes do trajeto percorrido e a frequência que usa o carro. Segundo especialistas, se você utiliza seu automóvel poucas vezes, o mais recomendado é o uso do etanol.

Por outro lado, se você o usa apenas para trechos curtos, a gasolina vale mais a pena. A situação do trânsito também pode influenciar.

Leia mais: Preços da gasolina e do diesel terão novo aumento; veja o reajuste

O medidor de consumo médio pode ajudar também. Carros mais modernos costumam trazer os dados na tela do computador de bordo. Na questão do trajeto, os navegadores (Waze, Google Maps e outros) podem ser uteis

2 – Faça cálculos

como economizar ao abastecer
2 – Faça cálculos (Foto: pixabay.com)

Uma dica voltada para quem possui um veículo Flex. Ao chegar no posto, muitos motoristas já se depararam com aquela famosa dúvida de qual dos dois combustíveis vale mais a pena.

Bom, um simples cálculo pode resolver o problema. Se você multiplicar o preço da gasolina por 0,73 e o resultado for maior que o preço do etanol, escolha o segundo. Agora, se for menor, escolha o primeiro.

Agora, se você quer saber se o etanol está valendo mais que o combustível a base de petróleo, você pode fazer outra conta: divida os dois preços. Caso o resultado seja inferior a 0,7, significa que o primeiro vale mais a pena.

3 – Monitore seus gastos com combustível

como economizar ao abastecer
3 – Monitore seus gastos com combustível (Foto: pixabay.com)

Por fim, o uso da tecnologia também é uma das dicas de como economizar ao abastecer. Muitos aplicativos mostram os valores gastos na hora do abastecimento. Se você tem um smartphone, baixe um deles ou procure um bloco de notas para anotar todos os preços. Vale lembrar que algumas redes de postos oferecem também descontos, caso o condutor use o celular.

 

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar