Combustíveis e outros produtos podem ficar mais caros no Brasil com guerra Rússia X Ucrânia

Nas últimas semanas muito vem se falado sobre como a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode afetar preços de produtos aqui no Brasil. Entre esses, os combustíveis são alguns dos itens que causa certa preocupação. Veja o que analistas avaliam sobre uma possível alta no preços dos combustíveis no Brasil em razão do conflito no Leste Europeu.

Ilustrativa

Por que produtos, como os combustíveis, podem ficar mais caros com o conflito entre Rússia e Ucrânia ?

Vale ressaltar que o Brasil possui parcerias com diversas nações envolvidas no conflito. Além da Rússia e a Ucrânia, países da Europa e os Estados Unidos (também parceiros comerciais do Brasil) podem sofrer impactos com o conflito – o que deve causar alterações de preços no mercado brasileiro, como no caso dos combustíveis.

Por outro lado, não deve haver uma recessão global da economia com o conflito, segundo alguns analistas.  Mas, ainda assim, poderemos sentir no bolso aumentos de preços em relação aos combustíveis, com tendência de alta nos próximos meses, caso um eventual cessar fogo demore a acontecer – como avalia o economista Coordenador do IPC, (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Guilherme Moreira.

novos preços dos combustíveis
Aumento nos preços dos combustíveis no Brasil é anterior à Guerra . (Foto: Portal f5)

Aumento nos preços dos combustíveis no Brasil é anterior à Guerra

Por exemplo, a gasolina pode vir a sofrer alterações consideráveis no preço aqui no Brasil. Isso porque o valor da gasolina é definida por meio da cotação do barril de petróleo no mercado internacional. Dessa forma, se o petróleo é valorizado em todo o mundo, o preço da gasolina tende a subir no Brasil, certo?

De qualquer forma, ainda não há estimativas reais de quanto a gasolina pode subir por aqui em razão da Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Indo além, é importante lembrar que o cenário de alta do petróleo no mercado global vem de antes do conflito. Ou seja, os combustíveis já vêm passando por oscilações e altas consideráveis no Brasil, sendo que alguns analistas ressaltam que tal cenário no mercado nacional e global é o mais “preocupantes” desde o ano de 2014 – com altas não registradas desde o período citado, conforme avaliação feita no mês passado pela agência France Presse.

Falando em preços, aproveite e veja: Como devem ficar os preços dos 10 carros mais vendidos no Brasil com a Redução de IPI

preço da gasolina segue em alta no Brasil
(Imagem Ilustrativa)

Aumento da gasolina na Bahia

Um exemplo pode ser observado no aumento de preços da gasolina no Estado da Bahia, que se dá pela alta do petróleo. Conforme  dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo) em cidades da baianas os preços subiram cerca de 20 % neste mês em relação aos valores praticados em 2021 – isso em razão da escalada de preços do petróleo anterior ao conflito.

Em alguns postos da Bahia, a gasolina fora encontrada por mais de R$ 8 o litro, na última semana. A cidade baianas com maior aumento é Bom Jesus da Lapa, com a gasolina encontrada a R$ 8,20 o litro.

Outros aumentos

Por fim, devem apresentar aumento também os produtos: alimentos, metais e produtos agrícolas, de acordo com a CNN.

Diesel registra nova alta
(Foto: Pixabay)

Com informações da ANP , CNN e Sino Bahia.   

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar