Combate à covid-19: BMW aposta em vendas pelo Mercado Livre e outras iniciativas
Muitos motoristas que pretendiam trocar de carro em 2020 adiaram o plano por conta das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19. De olho nesses obstáculos, algumas fabricantes de automóveis decidiram investir em iniciativas que podem ajudar os consumidores em tempos de isolamento social.
O Garagem 360 conversou com Paula Cichini, gerente de comunicação corporativa da BMW, para saber mais sobre as ações mais recentes da marca e entender como ela se prepara para lidar com o novo cenário do mercado automotivo no Brasil.
Combate à covid-19 Com a pandemia se estendendo por mais alguns meses, qual é a perspectiva para o mercado?
A pandemia é uma crise global, que afeta a todos de uma maneira inédita. Seguimos comprometidos com as ações de redução de emissões e com o desenvolvimento de automóveis elétricos e híbridos, assim como tecnologias de direção autônoma. O BMW Group é uma empresa forte e consolidada. Tenho certeza de que sairemos desta fase ainda mais fortes, por nossa capacidade operacional, nosso time, produtos e tecnologias que desenvolvemos.
Quais medidas estão sendo tomadas para contornar essa situação?
A indústria da mobilidade passa por uma grande transformação. A procura por soluções particulares de mobilidade aumentou. Precisamos mais do que nunca pensar como uma startup e seguir nos reinventando nas áreas onde isso é possível, sem deixar de lado os rígidos processos de manufatura e qualidade. O consumidor estará ainda mais digitalizado e focado nas suas necessidades personificadas. As experiências de marketing devem ser ainda mais embasadas na necessidade individual e em agregar algo ao cliente.
Como o atual isolamento social pode impactar os próximos lançamentos da marca?
Estamos constantemente nos reinventando na maneira de promover os lançamentos da marca. Fomos o primeiro fabricante no Brasil a ter um canal de vendas no Mercado Livre, estamos promovendo outra ferramenta de vendas no Instagram da BMW e fazendo diversas atividades para seguir em contato com o cliente. A BMW Motorrad tem promovido uma série de lives em seus perfis e crescendo a presença digital. A MINI também tem feito diversas ações para estar sempre presente.
A pandemia pode impactar o desenvolvimento de tecnologias futuras, como a de carros autônomos e as pesquisas de combustíveis alternativos?
O BMW Group já vem investindo nestas tecnologias alternativas mesmo antes da pandemia. Estamos no caminho certo na parte de eletrificação. Queremos aumentar esse mercado ainda mais no futuro. Em 2023, esperamos ter 25 carros eletrificados – híbridos e elétricos no portfólio. Desde 2006, conseguimos reduzir em 60% a emissão de CO2 da nossa frota. É uma redução grande e vamos continuar nesse desafio. Todos os nossos projetos em tecnologia e condução autônoma seguem inalterados.
Como está sendo feito o trabalho para atender as necessidades dos clientes em meio à pandemia, como assistência, revisões e garantias dos veículos?
Temos basicamente três tipos de clientes no pós-vendas hoje. Entre eles, o que marca hora e dirige até a rede e aquele que deseja atendimento e utiliza o serviço de leva e traz. Há ainda, aquele que deseja apenas informações e, para estes, temos todos os canais digitais para que ele faça o atendimento quando desejar. Nosso foco está sempre em atender as necessidades do cliente e, por isso, desde o início desse novo cenário, estamos com uma tolerância em questões de garantia e revisões. O ideal é que sempre haja um contato prévio com o concessionário de relacionamento e que o cliente seja atendido da maneira mais adequada ao seu perfil.