Com vendas em baixas, montadoras apostam em assinatura de carros

O mercado de assinatura de carros vem crescendo no Brasil e até mesmo as próprias marcas vem oferecendo planos.

Muitas pessoas passaram a procurar por outras alternativas para ter um carro recentemente. Optar por um plano de assinatura de carros é uma delas. Este tipo de solução vem crescendo por aqui e até mesmo as próprias marcas vem investindo forte neste novo conceito. E o cliente pode ter benefícios na hora de assinar o contrato.

Veja as vantagens do serviço de carros por assinatura (Foto: Divulgação/Pixabay.com)

Veja mais sobre assinatura de carros

O mercado do carros 0km vem mostrando dificuldades. Ainda mais quando falamos da falta de semicondutores e dos aumentos nos preços. Estes podem ser alguns dos motivos da queda das vendas de carros novos. No primeiro quadrimestre, por exemplo, as vendas ficaram 22,80% abaixo do número registrado no mesmo período do ano passado.

Flua! (Foto: Divulgação/Fiat)

Isso contando o número acumulado de venda de automóveis de passeio e comerciais leves. Sem falar que algumas marcas também vem mostrando números abaixo do esperado. Assim, os carros por assinatura aparecem como uma boa saída para quem procura um carro novo e também para as marcas

Esta solução vem crescendo em algumas partes do planeta e aqui no Brasil a história não é diferente. Hoje em dia, diversas marcas oferecem planos próprios e já é possível encontrar uma grande quantidade de opções de modelos diferentes. O Flua!, por exemplo, é o serviço de assinatura de carros da Fiat e da Jeep.

Ford Ranger FX4 (Foto: Divulgação/Ford)

Praticamente toda a frota das marcas está disponível. Neste serviço, um Pulse Audace 200 Turbo está saindo por R$ 3.249 (por mês) em um plano de 36 meses. Neste caso, a franquia de quilometragem é de 500 km.

Outro exemplo de marca que possui um serviço é a Ford. Esta só comercializa modelos importados. O Ford Go oferece diversos veículos para assinatura. Um deles é um lançamento recente da marca. Estamos falando da Ford Ranger FX4. O preço de sua assinatura parte de R$ 7.050 por mês (12 meses e 2.000 km).

Já a Volkswagen tem o serviço VW Sign and Drive. Vale ainda citar o Kinto One Personal da Toyota. Vale ressaltar que algumas locadoras de carros também oferecem carros por assinatura.

Carros premium por assinatura

Audi e-tron (Foto: Divulgação/Audi)

Agora, se você busca um carro mais luxuoso, é possível também fazer o aluguel de longo prazo de veículos de marcas premium. A Audi tem um serviço para isso. Estamos falando do Audi Luxury Signature, que permite que os clientes contratem o serviço por um prazo de 18 ou 24 meses.

Uma coisa interessante deste serviço é que você pode fazer o aluguel de um carro 100% elétrico. No caso da montadora alemã, você pode escolher, por exemplo, o SUV de alta performance e-tron. Sem falar e-tron Sportback e o e-tron Sportback S. Claro, eles oferecem veículos a combustão, como o A4, Q7 e Q8.

Quem também trabalha com planos de assinaturas de carro é o Osten Group (com o serviço chamado Osten Fleet). Ela é conhecida por ser uma rede de concessionárias de carros de luxo. Nela, o contrato pode ser de no máximo três anos. Já a franquia de quilometragem é de até três mil quilômetros por mês.

Vantagens dos serviços

Foto: Pixabay.com

Optar por esta solução de mobilidade pode ser uma ideia interessante. Ainda mais para aquelas pessoas que não querem financiar um carro novo. Seu funcionamento é bastante parecido com o aluguel tradicional. No entanto, uma das diferenças é que ao invés de um contrato de curto prazo, a pessoa interessada irá assinar um contrato de longo prazo.

No caso, o contrato irá trazer o tempo de assinatura e a franquia mensal de quilometragem. A maioria das marcas oferecem vantagens e bônus interessantes na hora de fechar o contrato.

Um delas é a quantidade de opções disponíveis no mercado, como vimos acima. Também podemos destacar que as parcelas são fixas. Sem falar que alguns gastos já estão inclusos na mensalidade, como o IPVA, carro reserva, assistência 24h e entre outros.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile