Com retorno do aumento das vendas de carros novos; o que esperar do futuro automotivo?
Para especialista do setor o futuro será eletrificado e os concessionários devem focar na experiência do usuário; entenda.
Após meses de retração, agosto fechou em alta o número de vendas de carros novos. Com a expectativa de recuperação do setor, o que devemos esperar do futuro automotivo?
Eletrificação e experiência do usuário devem ser a base do futuro automotivo
O mercado de carros novos fechou o mês de agosto em alta. No último mês, cerca de 194 mil automóveis e comerciais leves foram comercializados. Os dados refletem um aumento de 14,82% sobre julho de 2022, e 22,5% sobre agosto de 2021, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave
A recuperação mensal pode ser considerada um reflexo do aumento da produção de veículos e pode apresentar uma recuperação gradativa do setor, por mais que o acumulado do ano ainda esteja em baixa.
Ainda de acordo com a Fenabrave, entre janeiro e agosto de 2022, 1.214.636 automóveis e comerciais leves foram emplacadas, 8,5% a menos que o mesmo período de 2021.
“Todos os segmentos apresentaram alta, em agosto, sobre julho. Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, comenta Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, afirmando que um dos grandes desafios apresentados, nos últimos meses, a escassez de peças e componentes, já não é mais tão limitante para o setor, como no início do ano.
Os veículos usados também merecem destaque. “São dois meses seguidos de aumento, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores números até agora. Isso demonstra que o setor automotivo vem reforçando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, analisa Marcos Pavesi, head comercial da startup Dealersites.
Para o head comercial, os passos contrários à retração permitem a consolidação da recuperação e neutralização da queda em relação ao mesmo período do ano passado. “Junto com esse aquecimento, vem novidades que prometem um novo jeito de consumir e andar de automóvel”, prevê o head comercial da startup que atua na digitalização de concessionárias.
Futuro é elétrico
A indústria veicular se transforma muito rapidamente e abre novos caminhos para a mobilidade urbana. Com isso, os meios de transporte movidos a gasolina ou a diesel estão, aos poucos, sendo substituídos por carros, motos, patinetes e até mesmo ônibus abastecidos por meio de uma tomada.
Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) indica que a mudança das frotas para carros elétricos já é significativa nos Estados Unidos, China e em todo o território europeu.
Até 2035, a expectativa é que os Estados Unidos vejam a presença de carros movidos a gasolina reduzir de 88% para 2%.
De uma forma bem mais tímida, empresas brasileiras também entram, aos poucos, na corrida da eletromobilidade. Embora ainda seja um nicho com 4,2% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves, há mais de 70 modelos eletrificados disponíveis no Brasil, podendo chegar a 100 até o fim do ano.
“Os modelos elétricos e híbridos têm conquistado os consumidores que querem um carro mais econômico, menos poluente ou simplesmente estão curiosos para testar a nova tecnologia”, avalia Marcos Pavesi.
Digitalização do setor e experiência do usuário
Outro foco deve ser a digitalização do setor, bem como a experiência do usuário, que cada vez mais procura algo exclusivo e personalizado.
Segundo o head comercial da startup, o foco deve estar na experiência dos usuários, ajudando o cliente final em sua jornada de compra.
“É preciso acompanhar as novas demandas do mercado e, nelas, identificar oportunidades para criar novos modelos de negócios”, explica. A criação de soluções digitais resulta em tecnologias adequadas para aprimorar operações, reduzir custos e aumentar o retorno financeiro de empresas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.