Com o CRLV digital, ainda é preciso pagar a taxa de licenciamento?
Descubra se o CRLV digital isenta o pagamento da taxa de licenciamento e entenda as mudanças e dúvidas sobre o documento.
O CRLV digital chegou para mudar e facilitar a forma com que os condutores portam o documento de seus automóveis, considerando a importância que ele tem para a circulação.
No entanto, junto a essa mudança, surgiram diversas dúvidas quanto à taxa de licenciamento e a obrigatoriedade do pagamento. E afinal, como fica essa grande questão?
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Tenho CRLV digital, ainda preciso pagar a taxa de licenciamento anual?
Bem, é fato que o CRLV digital facilita a vida do motorista, tornando desnecessário o envio do CRLV impresso pelos Correios e a entrega física do documento. Porém, para a tristeza de muitos, o pagamento da taxa de licenciamento continua obrigatório.
Além disso, a discrepância nos valores entre os estados também gera bastante confusão. Isso porque, enquanto alguns defendem que a eliminação da impressão deveria refletir em uma redução na taxa, especialistas argumentam que o licenciamento vai além da impressão e inclui etapas como o processamento de dados e o armazenamento da informação.
No entanto, um projeto de lei em tramitação, o PL 365/2023, visa isentar a taxa de licenciamento, argumentando que a cobrança se tornou desproporcional à realidade atual do serviço digital.
Resta saber como essa proposta será tratada, mas a mudança no formato digital já gerou questionamentos importantes sobre a relação entre custo e benefício do sistema.
Isso também pode te interessar: Novo CRLV: como transferir, baixar no celular, e muito mais
Se informe ainda mais: CRLV com restrição? Entenda o que é e como regularizar
E como caminha o projeto?
Sem muitas delongas, a resposta definitiva ainda depende de avanços legislativos, mas o importante é que a digitalização trouxe mais comodidade e transparência para o processo.
Por fim, o que fica é claro é que, se você já usa o CRLV digital, pode ficar tranquilo quanto à validade do documento, mas a cobrança da taxa de licenciamento continua totalmente ativa.
Aproveite para conferir: Fiat Toro tem novidade inédita que vai deixar muita gente de queixo caído
↓E aí, o que você achou disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓