Com novos ônibus elétricos, BYD leva transporte público a novo patamar

A BYD exibiu dois novos modelos de ônibus elétricos, que prometem o transporte público sustentável e com emissão zero a um novo patamar.

A BYD participou da Cúpula Global de Transporte Público, realizada no início do mês em Barcelona, na Espanha. No evento, a montadora chinesa exibiu dois novos modelos inovadores de ônibus 100% elétricos, que prometem o transporte público sustentável e com emissão zero a um novo patamar. Confira a seguir.

Conheça os novos ônibus elétricos da BYD

Novo ônibus elétrico BYD B19 (Foto: Divulgação/BYD)

Os modelos apresentados em Barcelona foram o BYD B19, com 18,75 metros de comprimento, e o primeiro ônibus elétrico BYD-Castrosua personalizado de 12 metros – equipado com o chassi elétrico da BYD e a carroceria Castrosua Nelec (New Electric Castrosua), após uma fabricação conjunta anunciada no fim do ano passado.

O BYD B19 é o que há de mais avançado na BYD em relação à mobilidade elétrica. O veículo utiliza a tecnologia de bateria BYD LFP e o controlador 6 em 1 para maior segurança, estabilidade e eficiência, com uma capacidade de bateria maior (563kWh), proporcionando conveniência como resultado uma autonomia mais longa.

O ônibus é construído sobre o chassi elétrico da BYD com altos níveis de integração para um desempenho ideal. Isso inclui um sistema de gerenciamento térmico altamente eficaz desenvolvido pela BYD para aumentar a eficiência energética. 

Essa integração, juntamente com uma gama de sistemas inteligentes, auxilia na facilidade de operação e manutenção. Isso, juntamente com o carregamento mais rápido e o aumento da capacidade de passageiros, torna o BYD B19 uma opção prática para muitos operadores de transporte. 

A experiência do passageiro também foi aprimorada, com um novo interior e atualizações para tornar a viagem  mais confortável.

O ônibus elétrico BYD-Castrosua no estande em Barcelona (Foto: Divulgação/BYD)

O estande também teve a exposição do primeiro ônibus elétrico BYD-Castrosua de 12 metros personalizado. Combinando a tecnologia líder mundial de baterias e chassis elétricos da BYD, juntamente com a carroceria Nelec altamente adaptável da Castrosua, o veículo oferece aos operadores de transporte altos níveis de personalização interior e exterior, e a oportunidade de designs exclusivos, com uma ampla gama de opções.

BYD é líder mundial para soluções de mobilidade elétrica

A BYD é a primeira fornecedora de soluções de transporte 100% livres de emissões na Europa e também é a única produtora de veículos eletrificados a dominar as principais tecnologias de toda a cadeia industrial, desenvolvendo seus próprios sistemas de trem de força, baterias de energia, motores de acionamento e sistema de controle de motor.

A BYD foi a primeira empresa do mundo a introduzir uma frota de ônibus elétricos comerciais em 2011. Hoje, há 4.200 ônibus elétricos da BYD em operação ou encomendados na Europa, cobrindo 2,35 milhões de quilômetros, o que equivale à redução de 250 mil toneladas de emissões de CO2.

Ônibus elétrico articulado da BYD de fabricação brasileira (Foto: Divulgação/BYD)

A montadora chinesa mantém linhas de produção de ônibus elétricos também no Brasil, em sua fábrica localizada em Campinas-SP.  Conforme já expusemos recentemente, o ônibus elétrico brasileiro deve ganhar força nos próximos anos.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile