Com motores modernos, Volkswagen up! é referência em desempenho e economia

Referência em economia, o Volkswagen up! também empolga em termos de desempenho, e, em qualquer versão do modelo, o condutor pode ter a certeza de que não faltará vigor ao veículo. São duas as opções de motores, ambas Total Flex: a 1.0 MPI de 75 cv (gasolina)/82 cv (etanol) de potência e 9,7 kgfm (gasolina)/10,4 kgfm (etanol) de torque, e 1.0 TSI de 101 cv (gasolina)/105 cv (etanol) e 16,8 kgfm de torque (gasolina ou etanol).

Os dois propulsores são três cilindros e contam com o que há de melhor em termos tecnológicos. O 1.0 MPI é um dos mais modernos da categoria, com bloco e cabeçotes feitos de alumínio, o que diminui o peso e, com isso, ajuda a gastar menos combustível. Ele conta também com quatro válvulas por cilindro, duas para admissão e duas para escape, e cabeçote com comando de admissão variável.

O motor ainda dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho), e o coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso lhe permite atingir a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando a eficiência térmica.

Disponível para as versões take up! e o move up!, o propulsor 1.0 MPI faz o compacto da Volkswagen ir de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e atingir 163 km/h de velocidade máxima, quando abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, são 12,7 segundos e 161 km/h, respectivamente.

Mais potência

Devido ao enorme sucesso de vendas das configurações TSI, a Volkswagen expandiu a oferta dessa motorização no novo up!. Agora, ela equipa o move up!, o connect e o high up!. Marco na indústria nacional, o propulsor foi o primeiro flex com injeção direta e turbo compressor produzido no País. Ele compartilha algumas tecnologias com o MPI, como o bloco e os cabeçotes de alumínio e as quatro válvulas por cilindro.

Mais potente, ele leva apenas 9,3 segundos para alcançar os 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima – com etanol. Estes números mudam para 9,5 segundos e 181 km/h com gasolina.

 

Escrito por

Erica Franco

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