Com fábrica em Campinas (SP), chinesa BYD quer emplacar taxis e ônibus no Brasil

Fundada em 1995 na China, a BYD tem apostado forte no mercado brasileiro. Com a inauguração da fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, a empresa quer implementar seu ônibus K9M, que é 100 % elétrico e tem autonomia de aproximadamente 200 km. O veículo estava exposto no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, assim como o SUV BYD E6 e a van T3.

No estande da marca haviam duas unidades do E6, que já roda como táxi em Campinas e em algumas cidades do nordeste brasileiro. Por enquanto os planos da empresa não é comercializar o veículo para o consumidor final, focando em frotas de empresas e do governo, além das cooperativas de táxis. Não há previsão se o veículo será fabricado ou montado futuramente no País.

As baterias do E6 ficam no assoalho do veículo, o que não compromete o espaço no porta-malas, que é de 450 litros. Com elas a autonomia do E6 é de aproximadamente 300 km, sendo que o veículo demora cerca de duas horas para carregar completamente a carga. A velocidade máxima do E6 é de 140 km/h.

Além do ônibus e do E6, também havia no estande da BYD a van T3. Apesar de estar exposta na feira, a empresa não confirmou se pretende comercializar o veículo no mercado brasileiro.

Confira alguns destaques do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar