Com cara de coupé e pinta de esportivo, Jaguar apresenta novo sedã médio

XE chega ao Brasil em quatro versões, duas opções de motor e a partir de R$ 169,9 mil

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Jaguar XE chega ao Brasil em quatro versões | Foto: Divulgação

A primeira fala da apresentação do novo Jaguar XE foi comparar o automóvel, que chega às lojas no dia 1 de outubro com preço a partir de R$ 169,9 mil, com o local da apresentação, o Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Isso porque a marca garante que sua nova invenção é tão revolucionária quanto às obras de arte modernas e contemporâneas já expostas naquele ambiente.

Com este lançamento, a montadora britânica espera vender cerca de 150 unidades até o final do ano e 600 no período de 12 meses. Grande parte delas deverá ser comercializada para o público-alvo da empresa que, como ela define, são “profissionais bem-sucedidos, na faixa dos 35 aos 45 anos e que prezam pelo valor que uma marca agrega”.

Se o XE vai revolucionar ou não o mercado automotivo, apenas o tempo dirá. Mas que o carro traz mais novidades e entra forte na concorrência com parrudos modelos alemães, é verdade. Com 75% de sua carroceria feita em alumínio, ele desembarca por aqui em quatro versões: Pure (R$ 169.900), Pure Tech (R$ 170.000), R-Sport (R$ 199.900) e S (R$ 299.900).

Visual e motor

Coupé disfarçado de sedã e com aspiração esportiva, essa talvez seja a melhor descrição para a novidade. Externamente, ele traz linhas que desenham formas suaves, principalmente nas laterais que, aliás, contam com saída de ar. A traseira também é moderna e foi inspirada no F-Type, um verdadeiro esportivo da Jaguar.

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Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante chama a atenção no interior do XE | Foto: Divulgação

Internamente é bem luxuoso. Projetado em seus mínimos detalhes, ele impressiona pelo contraste das cores dos bancos e acabamento das peças (em madeira, alumínio e couro). Quando fechada, a porta praticamente “abraça” o carro. Isso porque ela encaixa perfeitamente no restante da carroceria. Mas se por um lado o recurso impressiona, por outro ele passa uma sensação de aperto.

Debaixo do capô, as três primeiras opções de compra têm motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência, 34,6 kgfm de torque e com tempo de aceleração da imobilidade aos 100 km/h em 6,9 segundos. Já a configuração mais cara é equipada com propulsor 3.0 V6 Supercharged de 340 cv e 45,8 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos.

Diferença entre as versões

Antes de detalhar os principais equipamentos de cada uma das opções oferecidas pela Jaguar, vale lembrar que todas já saem da fábrica com transmissão automática de oito velocidades e paddle shift, computador de bordo, tecnologia Start/Stop, tela touchscreen de 8” e conexão Bluetooth.

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Carro já está disponível em pré-venda e chega às lojas em 01/10 | Foto: Divulgação

Por R$ 169.900, a Pure é equipada com bancos de couro com ajuste elétrico, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, sistema de navegação e rodas aro 17’’. Pagando R$ 7,1 mil a mais é possível optar pela personalização Pure Tech. Ela agrega sensor de chuva, teto solar elétrico e câmera de ré.

Revelada como a “queridinha” de um dos diretores da marca, a R-Sport é a versão intermediária e sai por R$ 199.900. Nela, o teto solar é panorâmico, os bancos e a suspensão ganham características esportivas, as rodas aumentam para 18’’ e o interior tem características mais agressivas.

Por fim, a versão top não deixa nada a desejar, mas é preciso abrir bem a carteira para pagar os R$ 299.900 que ela custa. Além de contar com motorização mais parruda e todos os itens da configuração anterior, ela traz body kit exclusivo, rodas aro 19’’, sistema keyless, monitor de ponto cego com sensor de proximidade, acabamentos internos em fibra de carbono, Head Up Display e controle de cruzeiro adaptativo.

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Rodrigo Loureiro
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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

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