Colecionadores de carros: Contran aprova volta da placa preta; entenda!
Uma boa notícia para fãs e colecionadores de carros antigos: o Contran aprova volta da placa preta. Saiba mais aqui no Garagem360!
Uma boa notícia para fãs e colecionadores de carros antigos. No começo deste mês, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a resolução que regulamenta a volta da placa preta para veículos antigos. De acordo com o órgão, estes emplacamentos voltarão a acontecer a partir do dia 1º de junho de 2022. Lembrando que esta troca não é obrigatória!
Colecionadores de carros: Contran aprova volta da placa preta
A Resolução 887/21 foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (dia 22/12/). Anteriormente, no dia 13 de dezembro, ela tinha sido aprovada pelo Contran. A resolução mostra as regras de uso. A volta desta placa se tornou um desejo de muitos colecionadores de carros antigos após as últimas mudanças. No ano passado, passou a valer um novo estilo de placas. Um padrão que é usado em outros países do Mercosul.
Com isso, a placa para carros de colecionador mudou. Saiu a placa preta e entrou a placa com fundo branco e letras prateadas. Agora, a lendária placa preta está de volta. De acordo com a resolução do Contran, ela terá o fundo preto e as letras em branco. Ela também diz que a mudança entrará em vigor no dia 1º de junho do ano que vem. No caso, os donos de veículos poderão usar esta placa apenas no território nacional.
Vale ressaltar que os motoristas não são obrigados a fazer a substituição. No caso, a troca para o atual modelo de placas só é necessária em caso de primeiro licenciamento, quando há troca de município, troca de jurisdição, substitução de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano. Estas regras estão na Resolução nº 780.
Já faz um tempo que a placa preta existe no Brasil. Ela foi instituída no ano de 1998, por meio da Resolução nº 56 do Contran. Lembrando que as regras para conseguir a placa preta ainda continua as mesmas. Ou seja, ela vale pra carros com mais de 30 anos e que tenha ao menos 80% de suas características de fábrica.
O que eu preciso fazer para conseguir a placa preta?
Muitos colecionadores de veículos não sabem como obter a placa preta. Para conseguir fazer isso, o carro deve estar de acordo com as regras colocadas acima e seguir um pequeno passo a passo. O primeiro passo é se afiliar à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Depois, o proprietário precisa pedir o certificado de originalidade a um clube de carros antigos. Este precisa ser associado à federação.
Será feito em seu carro uma vistoria. Ela serve para verificar o estado do veículo e ver o quão original o veículo é (atingindo o nível de originalidade acima). Se tudo estive certo, o certificado será emitido. Com ele e mão, chegou a hora de ir ao Denatran. No órgão, você precisa pedir uma autorização para a sua placa preta ser confeccionada. Por fim, uma última vistoria será feita pelo Detran. Ele também será responsável pela troca inserção do fato do seu carro ser um veículo de coleção.
Com informações do Governo Federal e de Webmotors/Despachante Marcelino
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.