CNH vencida: como proceder neste ano para não ficar sem o documento!

Confira os detalhes para renovar a CNH vencida em São Paulo
Confira os detalhes para renovar a CNH vencida em São Paulo (Foto: Detran-SP)

Por conta da pandemia, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação ficou suspensa. Porém, agora em 2022, os condutores devem ficar atentos aos prazos de renovação para não perder o documento. Veja os detalhes para não ficar com a CNH vencida!

Confira os detalhes para renovar a CNH vencida em São Paulo
Confira os detalhes para renovar a CNH vencida em São Paulo (Foto: Pixabay)

CNH vencida: condutor fora das normas paga multa de R$ 293,47 e ganha sete pontos na carteira

Em São Paulo, durante alguns meses de 2020 e 2021, o serviço de renovação da CNH de forma presencial ficou suspenso, tendo em visto as medidas de proteção do Covid-19. Porém, o serviço estava disponível de forma online, para que todos os condutores pudessem regularizar a situação.

Mesmo com o serviço online disponível, o prazo para renovação do documento estava suspenso. No entanto, já começa a valer o calendário de renovação para aqueles que ainda não se regularizaram.

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, o condutor que for pego circulando com o documento vencido, levará uma multa de teor gravíssimo no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme explica o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.

No estado, os condutores com CNH vencida entre os meses de maio de 2020 e junho de 2021 tem até o dia 31 de janeiro para regularizar as pendências.

Poupatempo realiza mutirão para renovação da CNH

Para garantir que os cidadãos possam regularizar a CNH antes do novo prazo de vencimento, o Poupatempo realizar um novo mutirão que acontece nos sábados deste mês. No total, cerca de 30 mil vagas serão distribuídas.

O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

“Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. “Fica aqui nosso alerta aos motoristas: não deixem para a última hora, estejam atentos ao calendário de vencimento da sua habilitação” reforça.

Confira os detalhes para renovar a CNH vencida em São Paulo
Calendário de renovação da CNH em São Paulo (Foto: Poupatempo SP)

Renovação da CNH pode ser feita de forma online

A renovação simplificada pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo, como o portal, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Entre janeiro e dezembro de 2021, aproximadamente 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações, cerca de 65%, foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

“Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran.SP e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do órgão estadual de trânsito. A estimativa é que, entre os condutores que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2020, mais de 190 mil ainda precisam efetuar a renovação até 31 de janeiro de 2022.

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Como renovar a CNH de forma online no portal do Poupatempo

Para renovar a CNH, basta acessar o portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Com informações: Poupatempo

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar