CNH Suspensa: Detran-DF divulga lista de mais de 1.500 motoristas proibidos de dirigir

O Detran-DF divulga lista com mais de 1.500 motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso por infrações como embriaguez e excesso de velocidade. Veja as consequências de dirigir com a CNH suspensa.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tornou pública, nesta quarta-feira (12/11), uma lista com mais de 1.500 registros de condutores que tiveram seu direito de dirigir suspenso. A medida foi formalizada por meio da Instrução nº 1.505, de 7 de novembro de 2025.

As penalidades impostas aos infratores variam em duração, podendo ir de 2 meses a 2 anos, dependendo da gravidade e do acúmulo das infrações cometidas.

Detran-DF divulga lista de mais de 1.500 motoristas proibidos de dirigir

Os motoristas listados com a CNH suspensa cometeram infrações consideradas graves ou gravíssimas, incluindo:

  • Direção sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas.

  • Excesso de velocidade acima do limite permitido.

  • Pilotar motocicleta sem o uso de capacete.

  • Transportar crianças menores de 10 anos de forma irregular em motocicletas.

  • Realizar ultrapassagens perigosas.

Detran-DF divulga lista de mais de 1.500 motoristas proibidos de dirigir – Foto: Reprodução

De acordo com o Detran-DF, a publicação da lista formaliza a aplicação da penalidade e ocorre somente após o esgotamento de todos os recursos na esfera administrativa. Isso significa que todos os condutores tiveram assegurados o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. Muitos dos motoristas com acúmulo de infrações já haviam sido notificados por correspondência entre junho e julho deste ano.

Veja aqui a lista completa das CNHs suspensas!

Riscos ao Dirigir com a Habilitação Suspensa

O Detran-DF alertou para as consequências severas caso um motorista com o direito de dirigir suspenso seja flagrado ao volante. A penalidade, nesse caso, vai além da multa:

“Caso o condutor que esteja com o direito de dirigir suspenso seja flagrado dirigindo, além da penalidade de multa (R$ 880,41), ele responde ao processo de cassação da CNH. Nesse caso, só poderá dirigir após dois anos, além de ser obrigatória a realização de todo o processo de habilitação novamente.”

É importante frisar que o processo administrativo de suspensão não impede que o condutor responda separadamente na esfera criminal, dependendo da natureza da infração cometida.

A suspensão da CNH é uma medida justa para infrações graves? Comente sua opinião!

Leia aqui: Débitos, falta de licenciamento e peças faltando: PM apreende moto com quase R$ 14 mil em dívidas

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.