CNH Social: DF disponibiliza lista de chamada do programa

A lista com os selecionados para o programa CNH Social no DF já está disponível. Ao todo, 29.262 cidadãos se inscreveram para a solicitação do benefício, no entanto, apenas 5 mil terão acesso ao documento gratuito.

CNH Social, entenda como funciona
CNH Social (Foto: Senatran)

Lista de convocados para CNH Social do DF já pode ser conferida

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), divulgou o resultado do Programa Habilitação Social. A consulta pode ser feita de forma individual e realizada direto no Portal de Serviços do Departamento, por meio do link: portal.detran.df.gov.br, na aba Habilitação e na opção Carteira de Habilitação Social.

Conforme previsto na Instrução nº 179, de 18 de março de 2022, o cidadão contemplado no Programa Habilitação Social de 2022 deverá agendar a coleta biométrica para atendimento a partir do dia 16 de novembro 11 até o dia 16 de dezembro.

VEJA TAMBÉM

A marcação prévia poderá ser feita pelo aplicativo Detran Digital (Detran-DF) ou ainda pelo Portal de Serviços (portal.detran.df.gov.br), a partir de hoje.

Documentação necessária

No dia e hora agendados para a biometria, os selecionados para obtenção da CNH Social deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Identidade ou equivalente;
  • comprovante de endereço;
  • certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação, que comprove estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas;
  • comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.

Após a coleta biométrica, os candidatos selecionados terão o prazo de 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos em uma clínica participante do programa. Após o recebimento do resultado dos exames, se o candidato for considerado apto, terá 30 dias para matricular-se em um Centro de Formação de Condutores.

Ceará retoma o programa de CNH Social
Todo o processo é gratuito (Foto: Detran Ceará)

Mais de 29 mil inscritos

Ao todo, 29.262 pessoas solicitaram inscrição no programa do Detran-DF, que irá disponibilizar até cinco mil vagas a pessoas de baixa renda, inscritas no CADÚnico, para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação. Consulte aqui o resultado da CNH Social 2022.

Para quem o programa é destinado

De forma geral, o objetivo do programa CNH Social, também conhecido como CNH Popular, é fazer com que pessoas de baixa renda possam emitir a CNH, uma vez que o documento pode ser a chave para a conquista de um novo emprego, por exemplo, bem como ter mais autonomia.

Através do benefício, os contemplados realizam todo o processo de emissão da habilitação de forma 100% gratuita, o que envolve as taxas do Detran, aulas práticas e teóricas e os exames.

Porém, é importante destacar que por mais que seja um programa federal, não são todos os estados que dispõem do benefício. Cada estado tem autonomia para decidir se disponibilizará o programa para os cidadãos e a quantidade de vagas disponíveis. Para isso, a consulta deve ser feita no Detran de cada estado.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) social gratuita já existe desde 2011
Imagem Ilustrativa (Foto: reprodução)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar