CNH Social: conheça novo projeto do Estado do Sergipe

Uma boa notícia para quem mora do Sergipe. O estado passará a contar com um programa que ajuda pessoas com baixo pode aquisito a ter acesso a CNH . Trata-se do Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Projeto CNH Social). A lei que cria este programa foi sancionada pelo governador do estado Belivaldo Chargas, na segunda semana deste mês. Saiba detalhes!

Foto: Vicent Ghilione/Unsplash.com

CNH Social e novo projeto do Estado do Sergipe

Este foi o último passo que faltava antes da lei realmente entrar em vigor. Isso deve acontecer no próximo ano. Anteriormente, no último dia 07 de dezembro, o Projeto de Lei (PL 287/2021) tinha sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe. O objetivo é garantir com pessoas de baixa renda consigam obter a Permissão para Dirigir (PPD), categorias A e B de forma gratuita.

(Foto: Doutor Multas)

Para a execução deste novo programa, serão investidos R$ 1.621.416 por ano. A expectativa do governo local é que sejam disponibilizar 1.200 PPD’s por ano. Uma boa vantagem é que os participantes do programa estão isentos do pagamento de exames de aptidão física, mental e psicológica. A emissão e a obtenção desta PPD também será gratuita. Os custos de cursos teóricos e práticos idem. 

Sem falar da realização de provas (teóricas e práticas). E isso pode abrir um leque de oportunidades para as pessoas nas áreas de trasportes de passageiros e mercadorias. O estado de Sergipe se junta a outros estados brasieliros que também possuem a CNH Social . Dentre eles, podemos destacar o Amazonas, o Ceará, o Distrito Federal, Rio Grande do Norte e entre outros. 

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Foto: Pixabay.com

É importante ressaltar que cada estado possui a sua regra. Também é importante lembrar que existe alguns Projetos de Lei que prevê a instituição do Programa CNH Social em todo o Brasil. A PL 3904/2019 tem como autor o deputado Boca Aberta (PROS-PR). No entanto, ainda não existe um prazo para apreciação na câmara.

Imagem Ilustrativa

Regras para o programa no Sergipe

Como foi dito acima, serão concedidas 1.200 Permissões para Dirigir aos habitantes de Sergipe neste programa CNH Social. Mas existem algumas regras para o beneficiários. De acordo com o governo, as pessoas precisam possuir uma renda familiar mensal igual ou menor a dois salários mínimos. As mesmas precisarão estar ativas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Sem falar que elas precisam possuir um comprovante que atesta a moradia no estado. Os habitantes também não estar judicialmente impedidas de ter o documento. Ainda não há datas para as pessoas começarem a ser chamadas para fazer a inscrição. Segundo o governo de Sergipe, será publicada uma portaria pelo Detran-SE para o chamamento público.

Espera-se que sejam inscritas 600 pessoas por semestre. Durante a seleção, será analisada a documentação e se a pessoa cumpre todos os critérios estipulados. O governo do estado diz que alguns grupos terão prioridade na escolha são eles:

  • Candidatos com menor renda per capita
  • Grupos familiares com mais componentes
  • Habitantes de cidades menor índice de IDH
  • Candidatos que possuem entre 18 e 24 anos

 

Com informações da Agência Sergipe de Notícias

 

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
Fechar
Sair da versão mobile