CNH Social 2023: saiba quais Estados terão programa e como se cadastrar

Veja tudo o que você precisa saber sobre a CNH Social 2023. O programa garante gratuidade ao documento; confira!

O Programa CNH Social pode ser o responsável por abrir novas portas de emprego, bem como gerar mais autonomia para os beneficiários. Confira as regras para ter o benefício e veja como descobrir se o seu estado possui o programa.

Veja como se inscrever no programa de CNH Social (Foto: Senatran)

Conheça as regras da CNH Social 2023

Por vezes, o Programa CNH Social pode ser o único responsável por garantir que o cidadão de baixa renda consiga emitir a Carteira Nacional de Habilitação, uma vez que os custos para obter o documento podem chegar a R$ 3 mil, de acordo com a região do futuro condutor.

O objetivo do programa é fazer com que pessoas de baixa renda possam emitir a CNH, uma vez que o documento pode ser a chave para a conquista de mais autonomia e até mesmo uma nova colocação no mercado de trabalho.

No entanto, é válido lembrar que mesmo se tratando de um programa federal não são todos os estados que disponibilizam o programa que facilita o acesso ao documento. Cada estado tem autonomia para decidir se disponibilizará o benefício e a quantidade de vagas disponíveis a cada novo período de inscrições.

Essas informações devem ser verificadas no site do Departamento Estadual de Trânsito de cada estado. No portal, o interessado pode verificar que o benefício é ativo, bem como o período de inscrições e quantidade de vagas disponíveis.

Veja o que precisa saber para participar do programa CNH Social 2023

Do mesmo pode que o estado tem autonomia para decidir se vai ou não aderir ao programa, ele também pode definir as regras que definem se o cidadão se enquadra ou não no perfil que será beneficiado. Porém, de forma geral, essas são as condições:

  • Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter renda familiar mensal de até 2 salários mínimos;
  • Ser beneficiário de algum programa social.

Ceará retoma o programa de CNH Social (Foto: Detran Ceará)

A gratuidade não se restringe ao Detran

Importante ressaltar que o benefício da gratuidade do programa não se restringe apenas aos valores cobrados por cada Detran, como emissão do documento e taxas para realização dos exames. Ele inclui também os processos e preços cobrados pelas auto escolas.

Para conseguir ter acesso aos benefícios do Programa CNH Social, o interessado deve passar por uma série de processos seletivos e eliminatórios do programa, o que inclui o período de inscrições, envio dos documentos solicitados, lista de chamada e inscrições, aulas teóricas, teste teórico, aulas práticas e teste prático.

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile