CNH Social 2023: mais de 1,2 mil pessoas já iniciaram processo em Campo Grande

Em Mato Grosso do Sul, o Programa CNH Social 2023 conta com 1.239 processos em andamento só em Campo Grande. Esse número representa o comparecimento de 78% dos convocados na Capital. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apontam que de 1.650 classificados, já foram convocados 1.582, restando apenas o chamamento de 68, de um total de 85 inscritos como pessoa com deficiência (PcD).

Nos próximos dias deve sair a convocação para abertura de processo da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os inscritos do interior do Estado, conforme afirma a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo: “Moradores de Paranaíba, Aquidauana e Corumbá, fiquem atentos, pois em breve vamos lançar os editais convocando para mais uma etapa do CNH Social nessas regiões.”

Saiba como funciona o CNH Social em Mato Grosso do Sul

Contemplados no CNH Social 2023 já compareceram para a entrega de documentos (Foto: Rachid Waqued/Detran-MS)

O CNH Social 2023 é um programa que vai beneficiar 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social com acesso gratuito à primeira CNH, nas categorias A (moto), B (carro) e AB (moto e carro).

VEJA TAMBÉM

Todo o processo de habilitação, incluindo gastos com autoescola (aulas teóricas e práticas) e até o recolhimento das taxas do órgão de trânsito, é custeado pelo Governo do Estado.

Após a entrega de documentos e captura de imagem, os beneficiários passam pela etapa de exames – psicológico (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico). Na sequência, passam pelo curso teórico técnico e prova teórica, para só depois serem iniciadas as aulas práticas de direção veicular, seguida, finalmente, do exame prático.

Exame prático é a última etapa do Programa (Foto: Divulgação)

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destaca que, além do viés social, o projeto traz qualificação e melhora o trânsito. Trindade destaca que não basta se inscrever e receber a CNH em casa; todo o processo requer dedicação: “O Governo do Estado arca com todos os custos da CNH, mas por outro lado, o aspirante a motorista precisa se dedicar e passar por todas as etapas. Não é um processo fácil”.

Considerando que o custo médio do processo de cada habilitação é de R$ 3,2 mil, o governo de Mato Grosso do Sul irá investir cerca de R$ 16 milhões no CNH Social 2023.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile