CNH Social 2023: mais de 1,2 mil pessoas já iniciaram processo em Campo Grande

Em Mato Grosso do Sul, o Programa CNH Social 2023 conta com 1.239 processos em andamento somente em Campo Grande

Em Mato Grosso do Sul, o Programa CNH Social 2023 conta com 1.239 processos em andamento só em Campo Grande. Esse número representa o comparecimento de 78% dos convocados na Capital. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apontam que de 1.650 classificados, já foram convocados 1.582, restando apenas o chamamento de 68, de um total de 85 inscritos como pessoa com deficiência (PcD).

Nos próximos dias deve sair a convocação para abertura de processo da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os inscritos do interior do Estado, conforme afirma a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo: “Moradores de Paranaíba, Aquidauana e Corumbá, fiquem atentos, pois em breve vamos lançar os editais convocando para mais uma etapa do CNH Social nessas regiões.”

Saiba como funciona o CNH Social em Mato Grosso do Sul

Contemplados no CNH Social 2023 já compareceram para a entrega de documentos (Foto: Rachid Waqued/Detran-MS)

O CNH Social 2023 é um programa que vai beneficiar 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social com acesso gratuito à primeira CNH, nas categorias A (moto), B (carro) e AB (moto e carro).

Todo o processo de habilitação, incluindo gastos com autoescola (aulas teóricas e práticas) e até o recolhimento das taxas do órgão de trânsito, é custeado pelo Governo do Estado.

Após a entrega de documentos e captura de imagem, os beneficiários passam pela etapa de exames – psicológico (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico). Na sequência, passam pelo curso teórico técnico e prova teórica, para só depois serem iniciadas as aulas práticas de direção veicular, seguida, finalmente, do exame prático.

CNH Social 2023: mais de 1,2 mil pessoas já iniciaram processo em Campo Grande

Exame prático é a última etapa do Programa (Foto: Divulgação)

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destaca que, além do viés social, o projeto traz qualificação e melhora o trânsito. Trindade destaca que não basta se inscrever e receber a CNH em casa; todo o processo requer dedicação: “O Governo do Estado arca com todos os custos da CNH, mas por outro lado, o aspirante a motorista precisa se dedicar e passar por todas as etapas. Não é um processo fácil”.

Considerando que o custo médio do processo de cada habilitação é de R$ 3,2 mil, o governo de Mato Grosso do Sul irá investir cerca de R$ 16 milhões no CNH Social 2023.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA