CNH Social 2023: Detran-MS dá prazo final para inscritos que faltaram à convocação
Os inscritos que não compareceram ao mutirão do Detran-MS no último dia 4 já têm prazo final para iniciar o processo da CNH Social 2023
Os 176 inscritos que não compareceram ao mutirão do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) no último dia 4 terão o próximo sábado (11) como prazo final para dar andamento ao processo da CNH Social 2023.
O programa, que oferece gratuidade em todo o processo de primeira Carteira Nacional de Habilitação, tem o total de 750 vagas neste ano – 17 das quais reservadas à pessoa com deficiência (PCD).
Falta à segunda chamada do CNH Social 2023 resulta em exclusão
As pessoas contempladas no programa CNH Social 2023 foram relacionadas na edição n° 11.055 do Diário Oficial do Estado (DOE). Confira aqui a lista com os nomes.
Conforme previsto no edital, os candidatos que não puderam comparecer estão sendo convocados para uma segunda chamada. No sábado, os futuros condutores deverão apresentar documento de identificação com foto para abertura do processo do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) da primeira CNH. Na sequência, haverá captura de imagem, cadastro de biometria e agendamento da avaliação psicológica.
O Detran-MT ressalta que serão excluídos do programa aqueles que não se enquadrarem nos requisitos, fornecerem dados incorretos ou comprovadamente falsos, ou ainda, que não comparecerem para abertura do serviço de habilitação após a segunda chamada.
Programa beneficia pessoas de baixa renda
Em Mato Grosso do Sul, o CNH Social 2023 beneficia pessoas de famílias de baixa renda, que se enquadrem em critérios como estar inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com a isenção de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola – relacionados às aulas práticas e teóricas – até o pagamento das taxas do Detran-MS.
“O CNH Social é muito importante, pois beneficia a classe trabalhadora. O Governo do Estado tem dado uma grande atenção a esse programa, pois beneficia aqueles que precisam da sua carteira de habilitação para o trabalho. São pessoas que terão a sua CNH sem nenhum custo, investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado”, ressalta Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS.
A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, explica que além da questão social o CNH Social 2023 tem o objetivo de preparar os condutores para um trânsito mais seguro. “A gente trabalha na questão da formação, atitudes mais corretas para gente ter um trânsito mais seguro e diminuir o índice de acidentes”, afirma.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.