CNH sem autoescolas: problemas que Projeto pode ocasionar

CNH
Foto: Freepik.com

A CNH é um dos principais documentos que um motorista deve ter na hora de dirigir. Atualmente, as pessoas precisam passar por aulas teóricas e práticas para tirá-la. Porém essas aulas poderão não ser mais necessárias, visto que um Projeto de Lei (PL) pretende tirar a obrigatoriedade destas aulas antes do exame final.

Se o PL for aprovado, podemos ter problemas com o aprendizado dos futuros motoristas. Entenda!

CNH
Veja os problemas que o Projeto de Lei 6.485/2019 pode trazer para o aprendizado dos novos motoristas (Foto: Pixabay.com)

CNH: Veja aqui alguns problemas que PL 6.485/2019 pode vir ocasionar

Estamos falando do Projeto de Lei 6.485/2019, que foi enviado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Além de tirar a obrigatoriedade da frequência das aulas teóricas e práticas antes da prova, o objetivo do PL também é o acesso grátis à CNH.

VEJA TAMBÉM

Além de  autorizar o exercício da atividade de instrutor independente. A senadora diz no texto inicial dela que os valores pagos pelas pessoas durante o processo de obtenção do documento são altos e que o valor se torna inviável para muitas famílias brasileiras. Ainda segundo ela, os gastos podem chegar a R$ 3 mil

O projeto possui alguns pontos positivos. Mas é importante lembrar que existem alguns problemas que isso pode causar. E alguns deles estão ligados ao aprendizado. Veja alguns exemplos abaixo:

CNH – Aulas são importantes para a formação

Foto: Pìxabay.com

Começamos falando sobre um tema bastante importante. Assim como as escolas e a faculdades, as autoescolas tem papel fundamental na hora da formação do motorista. Afinal, não é apenas pegar o carro e sair dirigindo. Nas aulas teóricas, por exemplo, você irá aprender mais sobre as leis de trânsito, comportamento no trânsito e as sinalizações.

Informações úteis para fazer a prova teórica. Já as aulas práticas são importantes para colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu durante as aulas. E aqui tem um “bônus”. Você aprenderá tudo sobre os mecanismos de um carro e sobre limites de velocidade.

Sem falar que este é um bom teste antes da prova final. Ou seja, tirar a obrigatoriedade destas aulas podem causar um problema na formação completa do motorista.

Troca de experiência se torna importante na formação

CNH
Foto: Freepik.com

Muitas pessoas aprendem a dirigir com a ajuda de familiares e amigos. Isso é bom. Mas ao ir à autoescola, você poderá ter a oportunidade de expandir seus horizontes. Isso porque você poderá trocar experiências com outras pessoas interessadas em tirar a CNH. Algo que pode acabar com o fim da obrigatoriedade das aulas.

Uma destas pessoas podem ser os próprios instrutores. Eles podem contar experiências próprias. Ou seja, informações que você não conseguirá em qualquer lugar. Sem falar que eles estão preparados para ajudar a tirar qualquer dúvida.

Primeiros socorros e vícios na direção

CNH
Foto: Pìxabay.com

Por fim, ir para a autoescola pode ser bastante importante também para você aprender como agir certas ocasiões. Na aula teórica, você pode adquirir todo o aprendizado necessário sobre primeiros socorros, por exemplo. O que pode ser útil em casos de acidentes.

Além disso, os futuros motoristas irão a aprender a deixar de lado certos vícios na direção. Um dos mais conhecidos é o não dar a preferência em cruzamentos. Além de não usar o cinto de segurança, dirigir com o pé na embreagem e entre outros. Ou seja, coisas simples que podem ser evitadas e que as autoescolas ajudam.

Com informações de Senado Federal

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar