CNH sem autoescola: veja quanto vai custar ter a habilitação com a nova lei
Nova proposta de CNH sem autoescola pode reduzir o custo de obtenção da habilitação em até 75%. Saiba mais sobre o novo modelo
A obtenção da CNH sem autoescola pode se tornar uma realidade no Brasil em breve. Em 2025, o Ministério dos Transportes propôs uma nova lei que permite aos futuros motoristas obterem a habilitação sem a necessidade de frequentar um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Com isso, o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar os R$ 3 mil, poderá cair para algo entre R$ 750 e R$ 1.000. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que muda com a CNH sem autoescola?
A principal mudança trazida pela proposta é a flexibilização do processo de formação para o candidato à CNH. Segundo o Ministério dos Transportes, o modelo visa reduzir custos e simplificar o processo de habilitação. Mas como isso funcionaria na prática? A gente explica!
Provas teóricas e práticas mantidas
A princípio, o candidato à CNH ainda precisará ser aprovado nas provas teórica e prática, mas a preparação pode ser feita de maneira mais flexível.
Estudo do conteúdo teórico
Ao invés de ser obrigado a frequentar uma autoescola, o futuro motorista poderá estudar por conta própria. Isso pode ser feito por meio de material digital fornecido pela Senatran, aulas presenciais nos CFCs ou até mesmo via ensino à distância (EAD) por empresas credenciadas.
Aulas práticas mais flexíveis
O novo modelo elimina a exigência das 20 horas mínimas de aulas de direção obrigatórias. Agora, o motorista pode decidir como quer se preparar para o exame prático, podendo até contratar instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.
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Instrutores autônomos credenciados
Enfim, com a mudança, instrutores independentes poderão ser contratados para as aulas práticas, desde que estejam devidamente registrados no sistema do Detran e formados por cursos digitais autorizados pela Senatran.
O que está sendo discutido e quais são as críticas?
Apesar das possíveis vantagens em termos de custo, o projeto tem gerado controvérsias. A principal crítica vem das autoescolas, que alegam que a redução da formação obrigatória pode aumentar os riscos de acidentes de trânsito, uma vez que a experiência prática do motorista poderia ser comprometida.
No entanto, o governo argumenta que a flexibilidade na preparação não comprometeria a segurança no trânsito, já que as provas teóricas e práticas do Detran ainda seriam obrigatórias, e os instrutores autônomos precisariam ser credenciados e capacitados.
E você, o que acha da CNH sem autoescola? Acredita que o número de acidentes pode aumentar? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.