CNH sem autoescola: veja quanto vai custar ter a habilitação com a nova lei

Nova proposta de CNH sem autoescola pode reduzir o custo de obtenção da habilitação em até 75%. Saiba mais sobre o novo modelo

A obtenção da CNH sem autoescola pode se tornar uma realidade no Brasil em breve. Em 2025, o Ministério dos Transportes propôs uma nova lei que permite aos futuros motoristas obterem a habilitação sem a necessidade de frequentar um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Com isso, o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar os R$ 3 mil, poderá cair para algo entre R$ 750 e R$ 1.000. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

O que muda com a CNH sem autoescola?

A principal mudança trazida pela proposta é a flexibilização do processo de formação para o candidato à CNH. Segundo o Ministério dos Transportes, o modelo visa reduzir custos e simplificar o processo de habilitação. Mas como isso funcionaria na prática? A gente explica!

CNH sem autoescola

Foto: Reprodução

Provas teóricas e práticas mantidas

A princípio, o candidato à CNH ainda precisará ser aprovado nas provas teórica e prática, mas a preparação pode ser feita de maneira mais flexível.

Estudo do conteúdo teórico

Ao invés de ser obrigado a frequentar uma autoescola, o futuro motorista poderá estudar por conta própria. Isso pode ser feito por meio de material digital fornecido pela Senatran, aulas presenciais nos CFCs ou até mesmo via ensino à distância (EAD) por empresas credenciadas.

Aulas práticas mais flexíveis

O novo modelo elimina a exigência das 20 horas mínimas de aulas de direção obrigatórias. Agora, o motorista pode decidir como quer se preparar para o exame prático, podendo até contratar instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.

Veja também: CNH sem autoescola? Conheça países onde essa regra não é obrigatória

Instrutores autônomos credenciados

Enfim, com a mudança, instrutores independentes poderão ser contratados para as aulas práticas, desde que estejam devidamente registrados no sistema do Detran e formados por cursos digitais autorizados pela Senatran.

O que está sendo discutido e quais são as críticas?

Apesar das possíveis vantagens em termos de custo, o projeto tem gerado controvérsias. A principal crítica vem das autoescolas, que alegam que a redução da formação obrigatória pode aumentar os riscos de acidentes de trânsito, uma vez que a experiência prática do motorista poderia ser comprometida.

CNH sem autoescola

Foto: Daiane Mendonça / Secom

No entanto, o governo argumenta que a flexibilidade na preparação não comprometeria a segurança no trânsito, já que as provas teóricas e práticas do Detran ainda seriam obrigatórias, e os instrutores autônomos precisariam ser credenciados e capacitados.

E você, o que acha da CNH sem autoescola? Acredita que o número de acidentes pode aumentar? Comente abaixo!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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