CNH penalizada: como recorrer?

CNH penalizada? Saiba como recorrer da decisão. Advogada explica como proceder e quais as chances de reversão. Fique por aqui e saiba mais.

As penalidades na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são instrumentos que visam à educação no trânsito, evitar novas infrações, além de garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. No entanto, quando um condutor tem a sua CNH penalizada, é um direito recorrer.

Assim, os órgãos competentes enviam uma notificação da penalidade em até 30 dias após o ato de infração. E, de acordo com especialistas, quanto antes do dono da CNH penalizada, mais chances ele tem de conseguir reverter a situação.

Ainda mais, quando a infração cometida é desproporcional a decisão dos órgãos de trânsito, como a suspensão da permissão para dirigir. E, não é impossível que isto ocorra.

Portanto, ao chegar a notificação de CNH penalizada, o condutor deve averiguar se há alguma irregularidade nos dados referentes à infração. Observe atentamente na notificação informações como:

  • Placa do veículo;
  • Local da infração;
  • Data e horário da infração.

Assim, em casos de irregularidades na penalização ou desproporcionalidade da punição, o condutor tem muito mais chances de sua contestação se aceita.

 

Foto: JusBrasil

Condutor X Dono do veículo

Casos muito comuns de infração também são observados quando o dono de um veículo não foi quem cometeu a irregularidade no trânsito.  Ou seja, outro motorista é quem guiava o veículo no momento da infração.

Neste caso, a pessoa que cometeu a infração deve ser contatada e testemunhar ao favor do dono do veiculo. Assim, a penalidade é transferida para a CNH de quem estava, no momento da infração, guiando o veículo.

Mas, se a pessoa responsável se recusar a assumir a culpabilidade, câmeras de segurança podem ser acionadas para identificar a pessoa que guiava o veículo envolvido. Assim como pode ser intimadas testemunhas.

Defesa Prévia para CNH penalizada

Recorrer da decisão das autoridades do trânsito é um processo chamado de  Defesa Prévia, de acordo com a advogada Luciana Rodrigues (MS/25444).

Então, para recorrer da decisão, o motorista com a CNH penalizada deve apresentar ao órgão atuador alguns documentos. No caso, dentro do prazo que é estipulado na própria notificação. Veja:

  • O motivo da infração de trânsito;
  • Cópias autenticadas da CNH, RG e do CPF. No caso do veículo estar em nome de Pessoa Jurídica, apresentar o Contrato social junto à identificação do representante legal da empresa;
  • Cópias autenticadas do Certificado de Registro, do Licenciamento do Veículo e do Documento de Notificação de Autuação;
  • Caso a parte interessada queira ser representada por outra pessoa, deve providenciar, também, a procuração e o instrumento de outorga de poderes específicos.

Se a defesa é acatada pelos órgãos responsável. A infração é cancelada, assim como as penalizações. O processo é arquivado.

Defesa fora do prazo

Por outro lado, se dono da CNH penalizada perder o prazo para a Defesa Prévia, ou então, se a defesa não for acatada, os órgãos aplicarão a penalidade. Assim, uma notificação de penalidade será expedida.

No entanto, dependendo da infração e da situação, o condutor penalizado pode continuar recorrendo. Mas, neste caso, deverá dispor de um advogado público ou particular, conforme explica Luciana.

A advogada ressalta que uma defesa fora do prazo ou uma decisão negativa para o condutor na Defesa Prévia pode chegar até a 3 ª instância. Portanto, indica-se não perder o prazo de recorrer logo após a notificação da decisão. Nestes casos, há muitos mais chances de reverter a infração.

“Exceto nas situações onde a infração de trânsito envolva irregularidades de caráter criminal. Por exemplo: existência de vitimas ou danos ao patrimônio publico ou propriedades privadas”, esclarece Luciana.

Além disso, a advogada ressalta que, mesmo sendo um direito do condutor em pedir a revisão de penalidades de trânsito, se for percebido má-fé, inverdades ou tentativa de obter vantagens por parte do proprietário da CNH penalizada, ele está sujeito a responder processo.

“Caso a infração tenha sido, realmente, cometida e os órgão de autuação tenham tomado a decisão correta, não há possibilidades de anular as penalidades”, completa Luciana.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA