Conheça o projeto que capacita não alfabetizados na obtenção da CNH

O Detran do Ceará iniciou o projeto ABCDetran, que tem o objetivo de formar candidatos não alfabetizados para a correta condução de veículos e obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH; veja como funciona.

O Detran do Ceará iniciou o projeto que auxilia não alfabetizados na obtenção da CNH, o ABCDetran
O Detran do Ceará iniciou o projeto que auxilia não alfabetizados na obtenção da CNH, o ABCDetran (Foto: Reprodução)

ABCDetran qualifica não alfabetizados que desejam obter a CNH

A governadora do Ceará, Izolda Cela, durante o último dia 11, esteve  no município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza) para participar do lançamento do Projeto ABCDetran. A iniciativa tem o objetivo de formar candidatos não alfabetizados para a correta condução de veículos automotores em via pública, capacitando-os para o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“As expectativas para esse projeto piloto é ver como as pessoas reagem, se a metodologia atende bem às necessidades, o que eventualmente precisará corrigir, para que, em um futuro, possa ser expandido”, comentou a governadora Izolda Cela.

VEJA TAMBÉM

O projeto, do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e da Prefeitura Municipal de Horizonte, auxilia esses candidatos não alfabetizados a partir de aulas diárias.

Por 27 dias, os candidatos são instruídos sobre educação no trânsito, acessando conteúdos específicos por meio digital, com acompanhamento de monitores e carga horária total de 81 horas/aula.

“Estamos trabalhando duro para que essa nova metodologia de ensino vá propiciar àquelas pessoas que não são alfabetizadas o acesso a esse documento [CNH] tão imprescindível para vida de hoje”, informou Maximiliano Quintino, superintendente do Detran- CE.

“Temos que entender a relevância que tem esse projeto. Educar é também estar bem no trânsito. Esse projeto é para dar olhar especial aos alunos que querem ter sua habilitação, mas também precisam do estudo, do conhecimento”, pontuou a secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela.

O Detran do Ceará iniciou o projeto que auxilia não alfabetizados na obtenção da CNH, o ABCDetran
14 candidatos iniciaram o projeto (Foto: Reprodução)

14 candidatos iniciaram o projeto

Inicialmente, 14 candidatos, condutores de motocicleta, selecionados pela Prefeitura de Horizonte e avaliados pela Seduc, estão sendo capacitados, todos com idade a partir de 18 anos.

Dentre esses alunos está a dona de casa Eneuda Medeiros, de 52 anos, que recebeu essa oportunidade e agarrou. “Para mim, a experiência está sendo muito boa. Eu vim na coragem mesmo, na marra. E com isso eu vejo para o meu futuro uma coisa que eu nunca imaginaria que teria oportunidade lá atrás, minha carteira [de motorista]”, contou Eneuda.

Após a conclusão da capacitação pelo ABCDetran, os candidatos recebem certificado e são encaminhados para o Centro de Formação de Condutores (CFC) para finalizarem o processo de obtenção da CNH.

A exemplo do programa CNH Popular, os candidatos selecionados são atendidos pelo Programa Auxílio Brasil e não terão nenhum custo com este processo de habilitação.

O Detran do Ceará iniciou o projeto que auxilia não alfabetizados na obtenção da CNH, o ABCDetran
Candidatos não terão custo na obtenção do documento (Foto: Reprodução)

Fonte: Detran-CE

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar