CNH para idosos: novas regras de renovação prometem dificultar processo a partir de 2025
CNH para idosos: mudança importante em 2025 exige atenção redobrada na pista. Saiba qual é e programe-se para evitar problemas
Uma mudança na CNH para idosos pode fazer com que você comece o ano de 2025 com o pé esquerdo. Para evitar problemas com a legislação brasileira, o Garagem360 revela quais são as novas regras que você precisa ficar atento. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Entenda qual é a principal mudança na CNH para idosos
A principal alteração está relacionada à idade para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se você tem 70 anos ou mais, precisa ficar atento. Isso porque, o período de renovação do documento será a cada três anos.
Essa mudança não foi solicitada de qualquer forma. Na verdade, autoridades e especialistas no assunto acreditam que as condições de saúde podem sofrer alterações com mais agilidade neste período de vida.
Por exemplo: suponhamos que você foi diagnosticado com um problema de visão. Então, provavelmente, terá dificuldades para enxergar de longe, de perto ou durante o período noturno. Com a visão prejudicada, a probabilidade de sofrer com um acidente de trânsito é alta.
Leia também:
-
Aulas práticas da CNH sem a autoescola: conheça a nova lei que está em tramitação
-
Nova CNH categoria B 2025 para carros automáticos; como vai funcionar?
Exames médicos são solicitados para verificar condições dos motoristas
Durante o processo de renovação da CNH, uma das etapas é a avaliação médica. Nela, o especialista verifica como está a sua capacidade de visão e neurológica. Assim, é possível definir se você está apto para conduzir um veículo ou não. Contudo, o Garagem360 destaca que, caso o médico julgue necessário, ele poderá solicitar outro exame.
Quais são as doenças que impedem a renovação da CNH?
Os exames médicos da renovação da CNH também permitem acompanhar o paciente e, caso ele tenha recebido algum tipo de diagnóstico de glaucoma e deficiências auditivas severas, ele não estará apto para dirigir.
Além dessas doenças, existem outras que impedem a renovação do documento, como hipertensão, diabetes, doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de doenças cardíacas graves, como arritmias.
O que acontece se for pego na blitz com a CNH irregular?
A legislação brasileira é bem clara em relação à validade do documento. Se for pego em uma blitz, por exemplo, o infrator será multado e corre o risco de ter o veículo retido. Para piorar a situação, pode ocorrer a cassação do direito de dirigir. Isso em condutores reincidentes ou diante de infrações graves.
Uma vez que você já sabe as principais informações sobre a CNH para idosos, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Nova lei prevê reduzir pontos da CNH após seis meses de infração; entenda