CNH Pai D’égua: Detran oferece habilitação grátis no Pará

CNH Social Pai D'égua é um programa do Pará

O programa Pai D’égua tem o objetivo de formar novos condutores no estado. O foco é em moradores de baixa renda que não possuem condições de pagar pelo processo. Conheça um pouco mais e quais as condições para se inscrever no programa.

CNH Social Pai D'égua é um programa do Pará
O programa é destinado aos moradores de baixa renda do estado (Foto: Divulgação)

Programa Pai D’égua: CNH Grátis

Semelhante ao programa CNH Social, realizado pro Detran de Goiás, o Pai D’égua visa habilitar a população de baixa renda do estado do Pará. A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do estado.

O programa abriu as inscrições para os interessados na última terça-feira, 21, e em menos de 24 horas, mais de cinco mil cadastros foram realizados. O projeto abrange as categorias de CNH  tipo A, B, C, D e E.

Todo o processo de inscrição é feito de forma totalmente online, através do site do Detran do Pará, através de quatro passos.

No site, ao clicar na aba do programa, o termo de uso será aberto. O candidato deverá ler e concordar. Em seguida, o mesmo deverá escolher entre as duas categorias disponíveis: Interior, destinado para pessoas residentes das áreas interioranas do Estado do Pará, ou a opção Metropolinada, destinada para pessoas residentes nas áreas urbanas do estado. Em ambos os casos, o interessado deve ter idade superior a 18 anos e com adesão ao Cadastro Único para Programa Social do Governo Federal (CadÚnico).

O próximo passo é o cadastro de dados pessoais, com nome completo, nome da mãe, RG, CPF, NIS e data de nascimento.

Ainda nessa aba, o interessado em aderir ao programa Pai D’égua, deverá escolher entre as opções: primeira habilitação (categoria A e B), mudança de categoria e adição de categoria.

Também é possível se enquadrar como estudante no caso de pessoas de 18 a 25 anos que concluíram o ensino médio na rede pública do estado ou como pessoa com algum tipo de deficiência (PcD). Após o cadastro realizado, um comprovante será emitido, o mesmo deve ser guardado para futuras comprovações.

CNH Social Pai D'égua é um programa do Pará
10% das vagas é destinada ao público PcD (Foto: Pixabay)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Vagas e prazos para se inscrever no Pai D’égua

Para se inscrever no programa Pai D’égua, o candidato tem até o dia 30 de setembro. A lista dos selecionados será divulgada dia 4 de outubro. Já o prazo para matrículas será de 5 de outubro a 12 de novembro.

Ao todo, são cinco mil vagas disponibilizadas, sendo três mil destinada a região metropolitana e duas mil vagas para moradores do interior.

Além disso, 30% das vagas serão destinadas a homens e 30% para mulheres que selecionaram a opção estudantil. A informação deverá ser comprovada através do histórico escolar emitido pela Secretaria de Educação do Pará. Por fim, 10% do total de vagas é destinado ao público PcD.

No entanto, as vagas foram preenchidas em menos de 24 horas desde que o processo foi aberto. Em resposta à alta demanda, o Governador do Estado do Pará, anunciou que ampliará o número de vagas disponíveis para o programa. Por hora, não foi divulgado o novo número disponível.

 

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar