Proposta prevê CNH até 80% mais barata no País; conheça o projeto

Uma proposta em tramitação no Senado Federal poderá deixar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até 80% mais barato em todo o território brasileiro.

Esse seria o efeito prático do PL 6485/19 de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT/TO), que está em análise no Congresso Nacional, caso a proposta vire lei.

Projeto pode tornar a CNH 80% mais barata

Projeto propõe o fim da obrigatoriedade das autoescolas  (Foto: Lia de Paula/Agência Senado)

O PL 6485/19 propõe colocar um fim à obrigatoriedade de autoescolas para realizar o processo de emissão da CNH nas categorias A e B, alterando o art. 141 da Lei nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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“Não será exigida como condição prévia para a realização dos exames de que trata o art. 140, a frequência em cursos teóricos e práticos de autoescolas ou outras entidades destinadas à formação de condutores para as categorias A e B”, diz o texto.

As provas teóricas e práticas continuariam sendo obrigatórias. No entanto, os interessados em tirar a CNH poderiam recorrer a instrutores independentes, além de estudar por conta própria para passar nos exames. 

Esse tipo de processo existe de forma similar em outros países, como os Estados Unidos. Lá, o candidato motorista pode ser ensinado a dirigir pelo pai, por exemplo. A única obrigatoriedade é fazer o exame para comprovar que está apto a conduzir um veículo no trânsito. Então, quando ele se sente pronto, faz a prova prática. 

“Não podemos desconsiderar a realidade de que a expertise de direção veicular pode ser adquirida empiricamente pela prática e pela observação, muitas vezes obtidas no próprio núcleo familiar. Além disso, o tempo de aprendizado depende da habilidade de casa indivíduo”, afirma a senadora Kátia Abreu. Segundo ela, o objetivo principal da proposta é tornar a CNH mais acessível para a população de baixa renda.

“Na composição de custos para obtenção da CNH – que pode chegar a um valor de R$ 3 mil – o principal fator é o que se refere à obrigatoriedade de se frequentar aulas teóricas e práticas em auto-escolas, que equivale a cerca de 80% do dispêndio total”, aponta a senadora.

Tramitação lenta

Plenário do Senado Federal (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O PL 6485/19 foi apresentado ao Senado Federal em 17 de dezembro de 2019, sendo encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania dois dias mais tarde. Sem ter recebido dos demais senadores uma emenda sequer, o projeto  teve o senador Fabiano Contarato (PT) designado como relator somente um ano e meio depois, no dia 4 de maio de 2022.

Depois que o relatório for apresentado e votado no Senado, caso seja aprovado nessa casa terá de ser submetido à apreciação da Câmara dos Deputados. Somente após nova aprovação é que seguirá à sanção presidencial, tornando-se lei.

Tendo em vista que estamos em ano eleitoral, é muito pouco provável que o projeto avance ainda em 2022.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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