CNH mais acessível: fim da obrigatoriedade de autoescola a caminho, confirma Ministro

Ministro Renan Filho confirma a oficialização, em novembro, das novas regras para CNH que tornam as aulas de autoescola facultativas. Saiba como a mudança visa reduzir custos e ampliar o acesso à habilitação no Brasil.

processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil está prestes a passar por uma transformação significativa. O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que as alterações, que incluem a facultatividade das aulas em autoescolas, devem ser oficializadas até o fim de novembro deste ano.

CNH mais acessível: fim da obrigatoriedade de autoescola a caminho, confirma Ministro

A declaração foi dada durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Segundo o ministro, o Ministério dos Transportes está finalizando a análise das informações coletadas na consulta pública, que se encerrou no início do mês. A validação final da proposta será feita por meio de uma reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda neste mês.

A principal mudança prevista é que as aulas práticas e teóricas nas autoescolas deixarão de ser obrigatórias, tornando-se uma opção para os futuros condutores.

Minitro Renan Filho – Foto: Twitter/ Reprodução

O ministro Renan Filho defende que o modelo atual é “burocrático, moroso, caro e, por consequência, excludente”. Ele cita dados alarmantes do Ministério que indicam a “falência” do sistema, como o fato de milhões de brasileiros dirigirem sem habilitação. Em alguns estados, segundo Renan Filho, 70% das pessoas que possuem uma moto não têm CNH registrada em seu nome.

O objetivo central da medida é reduzir o custo e, assim, ampliar o acesso à habilitação para a população de baixa renda.

Leia aqui: CNH sem prova prática é golpe? Entenda o alerta da PRF sobre o esquema

Como ficará o novo processo

Apesar da mudança na exigência das aulas, as provas de habilitação (teórica e prática) serão mantidas. A diferença é que os candidatos não precisarão cumprir uma carga horária mínima obrigatória de aulas práticas (atualmente de 20 horas-aula).

O processo de abertura para tirar a CNH poderá ser feito diretamente online, seja pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para a preparação, o candidato terá liberdade para escolher:

  • Contratar um Centro de Formação de Condutores (Autoescola) ou fazer as aulas online.
  • Contratar um instrutor autônomo credenciado pelo Detran local.

Resistência e benefícios esperados

A proposta, no entanto, já enfrenta resistência do setor. A Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) anunciou que, caso a nova norma seja publicada, acionará a Justiça para tentar derrubar a iniciativa.

Renan Filho rebate, afirmando que as alterações vão “estimular concorrência”. Na visão do Ministério, isso resultará em redução de preço e melhora na qualidade do serviço de formação de condutores, beneficiando diretamente os cidadãos que conseguirão obter a carteira de motorista de forma mais acessível.

A CNH vai ficar mais barata? Diga o que você pensa sobre o fim das aulas obrigatórias e se o novo modelo vai funcionar! 💬

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.