CNH grátis de moto e carro é liberada em SC e candidatos precisam correr para garantir a sua
Conheça o novo programa de SC que pode garantir a CNH gratuita de moto e de carro para os inscritos; entenda como ele funciona!
Conquistar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode estar mais perto do que nunca para os moradores de Santa Catarina, e mais: de forma totalmente gratuita.
O governo local anunciou um novo programa que tem como objetivo garantir que os cidadãos locais possam obter a CNH como forma de impulsionar os empregos que necessitam do documento.
Para que seja possível ter acesso à CNH gratuita, os interessados devem cumprir os requisitos impostos pelo governo.
CNH gratuita para os moradores de Santa Catarina – entenda a proposta
O governo de Santa Catarina tem três objetivos em mente: promover a inclusão social, oportunizar vagas de emprego, e claro, tirar o máximo possível dos profissionais da informalidade.
Para que isso seja possível, uma união entre o governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, visa oferecer cerca de 30 mil vagas para a CNH gratuita aos moradores locais.
Além disso, o programa também promete oferecer a inclusão da EAR na habilitação. Essa sigla diz respeito ao Exercício de Atividade Remunerada, que indica que o dono daquela CNH realiza atividades profissionais que dependem dela.
Dessa forma, a inclusão da EAR também promete garantir a ascensão dos condutores interessados nas categorias D e E, o que é ainda mais abrangente.
Como será a oferta de vagas
De acordo com o governo local, as vagas propostas serão dividas entre algumas categorias, entre elas: A (para moto), B (para carro), D (para caminhão, ônibus e afins), e, por fim, E (para carreta e afins).
O mesmo segue para os casos da adição de EAR, bem como para a adição de categoria, ou seja, tudo isso acontecerá de forma totalmente gratuita.
No caso da primeira habilitação nas categorias A e B, ao todo, serão 10.870 e 5.920 vagas, respectivamente. Para as categorias D e E, serão 13.210 e 5.500 vagas. Por fim, serão 7.710 vagas para a categoria E.
Requisitos para ter acesso ao documento gratuito
Os critérios específicos para o novo programa do governo, que, aliás, ganhou o nome de Programa CNH Emprego na Pista, podem variar de acordo com o que o candidato se interessar.
Para melhor entender, no caso das categorias A e B, por exemplo, será preciso ter uma inscrição ativa no sistema do CadÚnico do Governo Federal. Também é preciso ter renda familiar máxima de até três salários mínimos.
No caso da inclusão de EAR (na categoria A), é preciso ter mais de 21 anos e ter habilitação ativa na categoria A. Entretanto, a preferência será para quem jpa trabalha como motofretista.
Para as categorias D e E, será preciso ter, no mínimo, dois anos na categoria B, ou um ano na categoria C. Além disso, é preciso não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
A preferência será para motoristas de aplicativo que querem mudar para as categorias D e E.
Como fazer o pré-cadastro online
Para facilitar a vida dos interessados no programa, o governo local criou um site de simulação para verificar quem realmente está apto ao documento gratuito.
O site funciona através de perguntas simples que verificam a inserção na proposta do governo local. Para isso, é preciso acessar o site oficial do Detran/SC e iniciar a simulação.
Por fim, se o candidato realmente estiver apto, será possível realizar o pré-cadastro na mesma aba. É preciso apenas seguir as instruções do site.
Aproveite e dê uma olhada: Agora é possível andar de ônibus DE GRAÇA em São Paulo