CNH grátis de moto e carro é liberada em SC e candidatos precisam correr para garantir a sua

Conheça o novo programa de SC que pode garantir a CNH gratuita de moto e de carro para os inscritos; entenda como ele funciona!

Conquistar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode estar mais perto do que nunca para os moradores de Santa Catarina, e mais: de forma totalmente gratuita.

O governo local anunciou um novo programa que tem como objetivo garantir que os cidadãos locais possam obter a CNH como forma de impulsionar os empregos que necessitam do documento.

Para que seja possível ter acesso à CNH gratuita, os interessados devem cumprir os requisitos impostos pelo governo.

 

Foto: Freepik

CNH gratuita para os moradores de Santa Catarina – entenda a proposta 

O governo de Santa Catarina tem três objetivos em mente: promover a inclusão social, oportunizar vagas de emprego, e claro, tirar o máximo possível dos profissionais da informalidade.

Para que isso seja possível, uma união entre o governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SCKennedy Nunes, visa oferecer cerca de 30 mil vagas para a CNH gratuita aos moradores locais.

Além disso, o programa também promete oferecer a inclusão da EAR na habilitação. Essa sigla diz respeito ao Exercício de Atividade Remunerada, que indica que o dono daquela CNH realiza atividades profissionais que dependem dela.

Dessa forma, a inclusão da EAR também promete garantir a ascensão dos condutores interessados nas categorias E, o que é ainda mais abrangente.

Como será a oferta de vagas

De acordo com o governo local, as vagas propostas serão dividas entre algumas categorias, entre elas: (para moto), (para carro), D (para caminhão, ônibus e afins), e, por fim, (para carreta e afins).

O mesmo segue para os casos da adição de EAR, bem como para a adição de categoria, ou seja, tudo isso acontecerá de forma totalmente gratuita.

No caso da primeira habilitação nas categorias A e B, ao todo, serão 10.870 5.920 vagas, respectivamente. Para as categorias D e E, serão 13.210 5.500 vagas. Por fim, serão 7.710 vagas para a categoria E.

 

Foto: divulgação / Eduardo Valente / GOVSC

Requisitos para ter acesso ao documento gratuito

Os critérios específicos para o novo programa do governo, que, aliás, ganhou o nome de Programa CNH Emprego na Pista, podem variar de acordo com o que o candidato se interessar.

Para melhor entender, no caso das categorias A e B, por exemplo, será preciso ter uma inscrição ativa no sistema do CadÚnico do Governo Federal. Também é preciso ter renda familiar máxima de até três salários mínimos.

No caso da inclusão de EAR (na categoria A), é preciso ter mais de 21 anos e ter habilitação ativa na categoria A. Entretanto, a preferência será para quem jpa trabalha como motofretista.

Para as categorias D e E, será preciso ter, no mínimo, dois anos na categoria B, ou um ano na categoria C. Além disso, é preciso não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

 A preferência será para motoristas de aplicativo que querem mudar para as categorias D e E.

Como fazer o pré-cadastro online

Para facilitar a vida dos interessados no programa, o governo local criou um site de simulação para verificar quem realmente está apto ao documento gratuito.

O site funciona através de perguntas simples que verificam a inserção na proposta do governo local. Para isso, é preciso acessar o site oficial do Detran/SC e iniciar a simulação.

Por fim, se o candidato realmente estiver apto, será possível realizar o pré-cadastro na mesma aba. É preciso apenas seguir as instruções do site.

Aproveite e dê uma olhada: Agora é possível andar de ônibus DE GRAÇA em São Paulo

 

Foto: divulgação / Eduardo Valente/GOVSC
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA