Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas “esquecem” a habilitação física

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) está convocando os motoristas catarinenses que estão utilizando apenas a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para fazer a retirada do documento físico. Mais de 8 mil documentos estão “esquecidos” somente na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Continente, localizada na sede do Detran-SC na capital Florianópolis, no aguardo da retirada. 

“Na cidade de Blumenau também verificamos o mesmo problema, além de outros municípios catarinenses”, informa a diretora de Habilitação do Detran-SC, Thaís Zanchet.

Saiba como retirar a CNH física em Santa Catarina

Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas esquecem de retirar habilitação física
Carteira Digital de Trânsito tem o mesmo valor da CNH física, mas bateria pode acabar (Foto: Divulgação/Senatran)

Para fazer a retirada da CNH, basta ao cidadão comparecer diretamente na Ciretran do seu município. É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, essa pessoa deve também possuir uma procuração.

VEJA TAMBÉM

A Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones na Google Play e na Apple Store, tem exatamente o mesmo valor da CNH impressa, sendo válida nos casos em que o motorista é parado em uma blitz, por exemplo. 

“Porém, é importante ter a versão impressa também, pois o celular pode ficar sem bateria ou ter algum problema justamente quando for necessário”, alerta a diretora do Detran-SC.

Dirigir sem portar a CNH é considerada infração leve, sujeita a uma multa de R$ 88,38 e mais três pontos na carteira. Caso o motorista for autuado por essa infração, o veículo ficará retido no local até a apresentação do documento, ou até que outro motorista habilitado compareça para conduzi-lo.

CNHs vencidas

Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas esquecem de retirar habilitação física
Fique atento ao vencimento da CNH (Foto: Divulgação/Senatran)

Os motoristas catarinenses, a exemplo do que acontece em todo o País, também devem ficar atentos para a data de validade de suas habilitações. A partir desta semana, o prazo para renovação da CNH vencida voltou a ser de 30 dias após a data em que o documento expira. Esse prazo havia sido dilatado nos dois últimos anos, em decorrência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar