Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas “esquecem” a habilitação física

Detran-SC convoca os motoristas que estão utilizando apenas a versão digital da CNH para fazer a retirada do documento físico

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) está convocando os motoristas catarinenses que estão utilizando apenas a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para fazer a retirada do documento físico. Mais de 8 mil documentos estão “esquecidos” somente na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Continente, localizada na sede do Detran-SC na capital Florianópolis, no aguardo da retirada. 

“Na cidade de Blumenau também verificamos o mesmo problema, além de outros municípios catarinenses”, informa a diretora de Habilitação do Detran-SC, Thaís Zanchet.

Saiba como retirar a CNH física em Santa Catarina

Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas esquecem de retirar habilitação física

Carteira Digital de Trânsito tem o mesmo valor da CNH física, mas bateria pode acabar (Foto: Divulgação/Senatran)

Para fazer a retirada da CNH, basta ao cidadão comparecer diretamente na Ciretran do seu município. É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, essa pessoa deve também possuir uma procuração.

A Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones na Google Play e na Apple Store, tem exatamente o mesmo valor da CNH impressa, sendo válida nos casos em que o motorista é parado em uma blitz, por exemplo. 

“Porém, é importante ter a versão impressa também, pois o celular pode ficar sem bateria ou ter algum problema justamente quando for necessário”, alerta a diretora do Detran-SC.

Dirigir sem portar a CNH é considerada infração leve, sujeita a uma multa de R$ 88,38 e mais três pontos na carteira. Caso o motorista for autuado por essa infração, o veículo ficará retido no local até a apresentação do documento, ou até que outro motorista habilitado compareça para conduzi-lo.

CNHs vencidas

Com CNH digital, mais de 8 mil motoristas esquecem de retirar habilitação física

Fique atento ao vencimento da CNH (Foto: Divulgação/Senatran)

Os motoristas catarinenses, a exemplo do que acontece em todo o País, também devem ficar atentos para a data de validade de suas habilitações. A partir desta semana, o prazo para renovação da CNH vencida voltou a ser de 30 dias após a data em que o documento expira. Esse prazo havia sido dilatado nos dois últimos anos, em decorrência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA