CNH Digital agora permite consultar real condutor infrator; saiba mais

cnh digital
Foto: Detran

Uma boa notícia para uma parte dos motoristas do País. Eles já podem usufruir de uma nova função do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Agora, você pode indicar o real condutor que cometeu um infração usando apenas o seu smartphone. No entanto, apenas um estado pode usar esta nova função da CNH Digital. Trata-se do Espírito Santo.

CNH Digital
Foto: Divulgação/Detran-ES)

App da CNH Digital usado para indicar o real condutor infrator; saiba mais

Uma situação que é mais comum do que parece. Muitas vezes, a multa é registrada em nome de uma pessoa. Porém, quem estava  dirigindo era na verdade outra. Então, agora você poderá resolver este problema de uma forma bastante prática. Além disso, você não terá que enfrentar todo processo de indicação.

CNH Digital
Foto: Divulgação/Detran-ES)

Mas antes você precisa fazer o cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O condutor indicado idem. Ele pode ser feito no próprio aplicativo ou na página oficial do Senatran.

Feito isso, o motorista terá que abrir aplicativo e selecionar a opção “Real Infrator”. Depois clique na opção “Indicar” e depois coloque o CPF do motorista correto. Uma notificação será enviada para a pessoa indicada.

Esta por sua vez terá que fazer a autenticação da sua assinatura. Isso pode ser feito pelo site do governo federal. O documento assinado estará a disposição no mesmo aplicativo. Este é um grande avanço da tecnologia. Ainda mais sabendo que apenas o proprietário do veículo era o único a receber as notificações.

CNH Digital
Foto: pixbay.com

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Um ponto negativo é que a função “Real Infrator” ainda não está disponível para todos. Apenas os moradores do Espírito Santo pode usufruir de tal novidade – onde o trânsito é administrado pelo Detran-ES.  A expectativa é que outros estados também comecem a oferecer esta vantagem aos motoristas. Além da Polícia Rodoviária Federal.

E se eu não conseguir fazer o aplicativo? Como fazer esta indicação de motorista?

Como dissemos acima, nem todos os motoristas ainda podem acessar o serviço. Apenas aqueles que moram no Espírito Santo. Mesmo assim, só  aqueles que possuem o cadastro no SNE podem usar o aplicativo. Mesmo assim, não é necessário comparecer ao Detran para fazer esta indicação.

Você pode usar a internet para fazer a indicação. Isso pode se diferenciar de estado para estado. Dois departamentos estaduais que permitem isso são o de São Paulo e do Espírito Santo.

Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital)

CNH Digital
Foto: Pixabay.com

Vale lembrar que Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo gratuito. Os interessados podem baixá-lo em celulares com o sistema operacional Android e iOS (Iphone). O passo a passo para fazer o cadastro é bastante simples. Primeiramente, você deve fazer o download na loja de aplicativos do celular.

Depois, faça o login no sistema (usando e-mail e a senha do portal gov.br). Feito isso, você terá usar a câmera do seu smartphone para tirar uma foto de um QR Code. Este está localizado na parte de traz da sua carteira de motorista. Uma foto do condutor também será requisitada. Depois disso, ele pedirá para confirmar o seu CEP.

Agora,  aplicativo irá gerar a CNH Digital. Logo em seguida, é só cadastrar o número do Renavam e o código de segurança do CRV. Pronto! Este documento irá ser gerado automaticamente. E ele oferece diversos atributos, como ver a suas infrações e ter uma versão digital da CNH

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar