CNH de graça: com inscrições abertas, programa contemplará 5 mil candidatos

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da seleção para programa social que concede CNH de graça aos participantes.

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da seleção para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social 2023) no Acre.  Os candidatos a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça devem realizar a inscrição até o dia 1º de junho no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).

Conheça as regras do programa que dá acesso à CNH de graça

A estudante Gessica Martins exibe sua CNH, conquistada em etapa aterior do programa (Foto: Renato Beiruth/Detran-AC)

O  CNH Social 2023 é direcionado a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, além de moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. O programa disponibiliza um total de cinco mil vagas, sendo 5% reservados a pessoas com deficiência (PcD).

O edital com as regras para inscrição foi publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE) do último domingo (30), trazendo as exigências para quem deseja se inscrever em uma das três modalidades do programa: CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural – após o download do documento, leia o edital nas páginas 33 a 35.

“Para gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda, o governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas”, enfatiza a presidente do Detran/-AC, Taynara Martins.

No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas das opções, que são: 

  • Habilitação gratuita nas categorias A ou B (moto e carro)
  • Adição de categorias A ou B
  • Mudança da categoria B para a D (ônibus).

Programa traz possibilidade de obter CNH profissional de forma gratuita (Foto: Divulgação/Detran)

Para participar em receber a nova CNH, os interessados devem cumprir requisitos básicos, como fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), estando ativo há pelo menos quatro meses, ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e escrever.

Todos os municípios acreanos serão contemplados, sendo 40% das vagas destinadas aos moradores da capital Rio Branco e 60% para as demais cidades. Do total, 5% das vagas são reservadas a PCDs.

Com a oferta das novas 5 mil vagas, o CNH Social dobra a oferta de CNHs gratuitas em relação ao ano passado.

O Detran-AC ressalta que os candidatos devem ler atentamente o edital do programa antes de iniciar o processo de inscrição, para ter certeza de que preenchem com todos os requisitos exigidos pelo programa.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile