CNH cassada sem multas? Entenda por que motoristas podem perder direito de dirigir

Motoristas podem ter a CNH cassada em 2026 mesmo sem infrações de trânsito. Dívidas judiciais, atraso no exame toxicológico e fraudes são motivos reais

A cassação é a penalidade mais severa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diferente da suspensão, onde você apenas “dá um tempo” das ruas, a cassação anula sua CNH e te obriga a começar do zero após dois anos. Agora, essa punição está sendo usada como ferramenta de pressão em processos cíveis.

Acompanhe o Garagem360 para não ser pego de surpresa.

O que pode fazer a CNH ser cassada?

O Supremo Tribunal Federal (STF) já validou que juízes podem determinar a apreensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para assegurar o cumprimento de ordens judiciais.

CNH cassada

CNH pode ser cassada em alguns casos de dívida | Foto: Reprodução

O caso mais comum é o de pensão alimentícia, mas a medida também pode atingir devedores em processos onde outras tentativas de cobrança falharam. A ideia é que, se o motorista tem recursos para manter um veículo, deve priorizar suas obrigações legais.

Não realizar o exame toxicológico

Muitos motoristas das categorias C, D e E esquecem que o exame toxicológico periódico é obrigatório independentemente de estarem exercendo atividade remunerada ou não.

A princípio, o atraso superior a 30 dias após o vencimento do prazo estabelecido pelo Contran pode gerar uma multa gravíssima automática e, em casos de reincidência ou direção com exame vencido, levar ao processo de cassação.

Fraudes e irregularidades cadastrais

Além disso, sua CNH pode ser cassada se for comprovado que houve fraude em qualquer etapa do processo de habilitação. Incluindo:

  • Uso de endereço falso para fugir de taxas ou vistorias;
  • Informações mentirosas em exames médicos ou psicológicos;
  • Irregularidades em cursos de reciclagem ou exames práticos.

Veja mais O que o Detran não te contou sobre a nova vistoria veicular obrigatória de 2026

Qual a diferença entre suspensão e cassação?

Essa é uma dúvida bem comum entre os motoristas, mas a gente explica. Na suspensão, o direito de dirigir é retirado por um período (geralmente de 6 a 12 meses), mas o documento é devolvido após o curso de reciclagem.

CNH cassada

Foto: Reprodução

Já na cassação, o condutor perde a habilitação de vez. Ele fica proibido de dirigir por 24 meses e, após esse prazo, precisa passar por toda a autoescola novamente, incluindo aulas teóricas, práticas e exames.

Prazos e penalidades da cassação em 2026

Confira as principais consequências de ter o documento cassado atualmente.

Medida / Consequência Detalhes Consequência
Tempo de proibição 2 anos (mínimo) Impedimento total de conduzir veículos
Reabilitação Todo o processo de 1ª habilitação Gastos com taxas, aulas e exames
Multa por dirigir cassado R$ 880,41 (Gravíssima x3) Apreensão do veículo e agravamento da pena
Bloqueio judicial Indeterminado Só é liberado após ordem do juiz do caso

Você concorda que a CNH deve ser usada como moeda de troca para pagamento de dívidas judiciais, ou acha que isso fere o direito de locomoção do motorista? Deixe sua opinião abaixo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.