CNH 2025: veja o que mudará no documento
CNH 2025: entenda todos os detalhes sobre o documento neste ano: prazo de renovação, multa por documento vencido e muito mais!
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como se sabe, é um documento indispensável para rodar pelas ruas e estradas do país. Por isso, logo abaixo, o Garagem360 explica como fica a legislação em relação a esse documento. Acompanha!
IPVA 2025:
O que muda na CNH 2025?
Até o momento, a CNH continua com as mesmas regras do ano passado. Porém, é importante que o motorista fique atento ao prazo de renovação do documento, sobretudo para aqueles que têm mais de 60 anos.
Leia também:
-
Motos isentas de IPVA em 2025: veja a nova lista e celebre a economia
-
IPVA 2025: esclarecemos as 5 principais dúvidas sobre o imposto
-
Dicas para manter a documentação do seu carro em dia sem complicações
Quando renovar a CNH 2025?
O período varia de acordo com a idade de cada condutor. Por exemplo: motoristas com até 50 anos, precisam renovar o documento a cada 10 anos. Já para aqueles entre 50 e 69 anos, o prazo é de cinco anos. Quem tem 70 anos ou mais, o período é ainda mais curto: 3 anos.
Contudo, é preciso ficar atento com a legislação, pois algumas doenças impedem a renovação da CNH, como:
- Glaucoma;
- Doenças cardíacas graves;
- Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Quais são os exames exigidos para a renovação da CNH?
Os motoristas com mais de 60 anos devem fazer a avaliação médica geral, exame oftalmológico e testes de coordenação motora e força muscular. Já para os condutores com mais de 70 anos, o médico poderá exigir outros exames complementares.
Quer saber mais detalhes sobre a renovação da CNH? Assista ao vídeo abaixo e confira o processo na íntegra. É só dar o play:
O que acontece se for pego na blitz com a CNH irregular?
Após 30 dias do vencimento da CNH, os motoristas irregulares recebem uma multa de R$ 293,47. Além disso, são descontados 7 pontos na carteira.
Uma vez que você já sabe as principais informações sobre a CNH 2025, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Diferenças no IPVA: entenda como o seu imposto pode ser mais caro que o de outros estados