Jaguar desafia motoristas a participar do desafio “Cones Inteligentes”
A Jaguar colocou Romain Grosjean, piloto francês de Fórmula 1, a bordo do XF para realizar um desafio chamado “Cones Inteligentes”. A prova utiliza tecnologia wireless para iluminar aleatoriamente os pares de cones e definir sempre uma rota diferente a ser seguida pelo condutor. Agora, a montadora lança o programa “Art of Performance”, que fará um tour global permitindo que clientes e interessados em seus carros tentem bater a marca do atleta.
Esta competição está prevista para começar ainda em maio. No Brasil, as datas serão anunciadas em breve, mas a empresa já adianta que a cidade de São Paulo a receberá em julho. No próximos 12 meses, o tour global irá passar por 600 lugares em 46 países. A previsão é de que cerca de 100 mil pessoas participem.
Segundo a Jaguar, o objetivo é fazer com que os motoristas testem seus reflexos e habilidades. O percurso é tão imprevisível que pode ser comparado ao “Batak”, treinamento esportivo de agilidade feito por atletas de alto rendimento. As reações e os comandos do condutor serão enviadas a um sistema central computadorizado que compilará os dados. Ao terminar a prova, o participante recebe um relatório que mostra sua pontuação final baseada nas condições climáticas, de condução e no modelo escolhido.
“A estrutura leve e a grande agilidade que o veículo mostrou ao ser conduzido faz do XF um modelo com alma verdadeiramente esportiva, que me permitiu explorar a minha performance ao limite. Minha dica em relação aos cones inteligentes é permanecer completamente alerta e explorar muito a visão periférica, já que a forma aleatória com a qual os cones se acendem é, talvez, o maior desafio. Sem dúvida é muito mais difícil do que parece. Eu convido a todos a tentar superar a minha pontuação de 49032”, diz Grosjean, atualmente piloto da equipe Haas de Fórmula 1.