Clássicos da Ford podem ressurgir em breve; saiba mais

Cinco nomes de carros clássicos da Ford foram registrados em algumas regiões do planeta, como Austrália, Europa e Nova Zelândia.

Usar o nome de modelos antigos em novos produtos é algo bastante comum na indústria automotiva. E justamente isso que uma montadora bastante conhecida pode fazer na Europa. Cinco nomes de carros clássicos da Ford foram registrados em algumas regiões do planeta, como Austrália, Europa e Nova Zelândia. E todos eles podem voltar a se produzidos neste ano como carros elétricos.

Clássicos da Ford

Ford Granada (Foto: Divulgação/Ford)

Clássicos da Ford podem ressurgir em breve; saiba mais

A informação é do site especializado Ford Authority. De acordo com ele, os nomes Capri, Coritina, Escort, Granada e Orion foram registrados nos órgãos de direitos industriais dos países citados acima, no último dia 23 de dezembro. No caso, foram feitos registros “veículos a motor terrestres, suas partes e acessórios”. Lembrando que o nome do clássico Thunderbird também já foi registrado.

Clássicos da Ford

Ford Mustang cupê e o Mustang Mach-E (Foto: Divulgação/Ford)

Mas a grande questão agora é: será que eles realmente serão lançados? Registrar nome ou patente de veículos em serviços de direitos industriais é algo bastante comum. As marcas fazem isso também para garantir a exclusividade naquele país (ou região). Mas isso também pode dizer que eles serão lançados. E algumas coincidências dão a entender que existe uma possibilidade de lançar estes modelos.

Nos últimos anos, nomes de carros clássicos da Ford foram usados foram usados em alguns lançamentos importantes. Um dos casos mais famosos é do SUV elétrico Ford Mustang Mach-E. Sem falar do Ford Bronco Sport, que foi lançado aqui no Brasil em abril do ano passado, da F-150 Lightning, do Puma e do Maverick. No primeiro e nos dois últimos casos, estamos falando de três veículos com propostas totalmente diferentes dos modelos originais.

Ford Escort chinês (Foto: Divulgação/Ford)

Até mesmo o nome Escort já foi usado na China. Além disso, de acordo com fontes ligadas ao site Ford Authority, Jim Farley, CEO da montadora, gosta muito da ideia de reutilizar “nomes de modelos com reconhecimento embutido”. Ou seja, os fãs da marca podem esperar algo nos próximos anos. 

Mas como eles voltariam?

Clássicos da Ford

Ford Mustang Mach-E e Ford F-150 Lightning (Foto: Divugação/Ford)

Um outro ponto que ainda é uma grande incógnita é de como estes clássicos da Ford irão retornar. Ainda não há maiores informações de como estes modelos voltariam. Rumores dão conta que eles seriam carros elétricos. O que não seria algo estranho, visto que tanto o Mustang Mach-E quanto o F-150 Lightning voltaram justamente com este propósito. Sem falar que este é um mercado que vem crescendo nos últimos anos.

A própria Ford Europa já possui seus planos para o futuro. De acordo com a montadora, todos os automóveis de passeio produzidos no Velho Continente serão totalmente elétricos ou híbridos. Isso a partir de meados de 2026. Enquanto isso, todos os veículos serão 100% elétricos a partir de 2030. O mesmo deve acontecer com seus veículos comerciais.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Ford Escort brasileiro (Foto: Divulgação/Ford)

Além dos modelos já existentes, um SUV baseado na plataforma MEB (da Volkswagen) deve ser apresentado em breve. Isso nos leva até uma segunda dúvida: será que ele voltariam com suas formas originais? No caso, poderíamos esperar novos hatches (como o Escort e o Oroon), sedãs (como o Cortina e o Granada) e até mesmo um cupê (Capri). Bom, agora é só esperar os próximos movimentos da montadora norte-americana.

Com informações de Ford Authority/Cars UK

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA