Novo Honda Civic Type R bate recorde de volta em Nürburgring

O novo Honda Civic Type R bateu o recorde de volta rápida para carros de tração dianteira no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife.

O novo Honda Civic Type R bateu o recorde de volta rápida para carros de tração dianteira no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife. A versão radical do modelo fez o percurso de mais de 20 km em 7 m e 43,8 s durante testes no último dia 03. A marca anterior pertencia ao Volkswagen Golf GTI Clubsport, que havia feito a volta em 7:49,21.

Nos últimos anos a pista alemã tem servido como parâmetro para medir o desempenho de carros esportivos. Por conta do traçado longo de cheio de curvas, o inferno verde testa não só a velocidade, mas também a dinâmica dos veículos.

LEIA MAIS: Honda mostra versões cupê e sedã do novo Civic Si

Honda Civic: a evolução ao longo dos anos

O novo Honda Civic Type R utiliza a décima geração do modelo, que estreou no Brasil em 2016 na carroceria sedã – o esportivo, por sua vez, é um hacth de quatro portas. Ele conta com motor VTEC de 2,0 litros turbo que produz 320 cv de potência e torque máximo de 40,7 kgfm. O câmbio é um manual de seis marchas.

A nova versão também passou por um leve regime, sendo 16 kg mais leve que a anterior. Segundo a Honda, a rigidez torcional foi aumentada em 38 %. Isso ajuda na resposta da direção e na estabilidade das curvas.

Apesar do bom tempo, o modelo utilizado para bater o recorde não era totalmente original de fábrica. Ele precisou ter uma gaiola de proteção instalada no interior. Para compensar o peso extra, a montadora japonesa retirou o sistema de entretenimento e o banco traseiro. De acordo com a marca, os pneus utilizados são homologados para as ruas, mas possuem enfoque em pista.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile