Citroën Xantia: relembre a história do icônico sedã
O Citroën Xantia está celebrando o seu 30º aniversário, passando a se tornar um modelo de coleção em diversos países, incluindo o Brasil.
Apresentado ao mundo em março de 1993, durante o Salão do Automóvel de Genebra, o Citroën Xantia está celebrando o seu 30º aniversário, passando a se tornar um modelo de coleção em diversos países, incluindo o Brasil. Com exatas 1.326.259 unidades produzidas de 1993 a 2010, em grande parte na fábrica de Rennes–la-Janais, na França, o sedã Xantia é um dos modelos mais icônicos da marca francesa.
Ao longo de 30 anos, Citroën Xantia apresentou inovações e fez história
Finalizado por Daniel Abramson no centro de estilo Citroën, a partir da proposta do centro de estilo italiano Bertone, ele foi o sucessor do famoso BX dos anos 80. Dinâmico, fluido e robusto, o design do sedã retoma algumas linhas do XM e impõe uma nova silhueta na linha Citroën. Graças ao seu estilo único, o Xantia foi eleito o melhor carro do ano em 1993, logo após o seu lançamento.
Durante nove anos de produção, o Xantia passou por várias evoluções. Inicialmente, estava disponível em duas versões (SX e VSX), com três opções de motorização. As versões topo de linha eram equipadas com o sistema hidropneumático Hydractive II, – sistema de suspensão controlado eletronicamente, que permite reduzir o rolamento e melhorar a direção sem deixar o conforto de lado.
Em 1994, foi lançada a versão Activa, incorporando o sistema Hydractive II, complementado por dois cilindros que evitavam que o rolamento ultrapasse 0,5°. Pouco tempo depois, em parceria com a Michelin, foi criada uma tecnologia exclusiva para a produção de pneus específicos para o modelo.
Em 1997, o Citroën Xantia passou por uma reestilização. E finalmente, em 1998, o Xantia estreou pelo Grupo PSA (que posteriormente seria incorporado à Stellantis) o novíssimo motor diesel 2.0 HDi, com injeção de diesel de alta pressão.
Conforto, segurança, tecnologia e prazer ao dirigir foram as palavras de ordem do lançamento do Xantia em 1993. Um conforto sem paralelo na época, com uma tapeçaria e bancos que se tornaram uma verdadeira assinatura do sedã e dos modelos que o sucederam. No interior, o Xantia exibia harmonia entre cores e materiais em um espaço interno privilegiado e mais segurança a bordo.
Entenda a importância do sistema Hydractive II
Em termos de inovação, foi a chegada do Hydractive II (também conhecido por Xantia Active), uma tecnologia que combina o poder da hidráulica e a velocidade da eletrônica, que simbolizou a diferença do Xantia. Sua suspensão hidropneumática é equipada com uma esfera adicional por eixo, que pode ser ativada por meio de válvulas solenoides integradas ao circuito normal com uma esfera por roda.
Isso permite definir dois estados de flexibilidade e amortecimento da suspensão: uma flexível e uma esportiva. Os sensores permitem que o computador escolha entre os dois modos, dependendo da situação de condução. Em ambos os casos, essa tecnologia permite que motoristas e passageiros viajem com muito mais conforto.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.