Citroën toma atitude radical e tira de cena versão importante do C3

Citroën toma atitude radical e tira de cena versão importante do C3. Veja qual foi e as novidades da marca para o Brasil.

A Citroën toma uma atitude radical e retira do seu portfólio o C3 1.6 automático, que por um breve período ostentou o título de carro automático 0 km mais acessível do país. 

A versão, lançada em novembro de 2023, não resistiu às mudanças da linha 2025 do hatch e a chegada de um novo carro da marca ainda este ano. 

Citroën toma atitude radical e tira de cena versão do C3 automática – Foto: Divulgação

 

Citroën toma atitude radical e tira de cena versão do C3 automática

A ausência do 1.6 automático não significa, no entanto, que o Citroën C3 deixará de oferecer opções automáticas. A marca francesa já confirmou a chegada da versão equipada com motor 1.0 turbo e câmbio CVT.

O conjunto é muito popular entre os modelos da Stellantis, grupo que detém as marcas Jeep, Citroën, Peugeot, Fiat, Ram, entre outras. Está presente no Fiat Pulse e no Peugeot 208, por exemplo. 

Ao entrar no site da marca, na seção “Monte o seu C3”, há apenas opções com motorização 1.0 aspirado, o Firefly. 

Foto: Captura de Tela 

 

A decisão de encerrar a produção e venda do C3 1.6 automático está ligada às novas normas de emissões que entrarão em vigor no início de 2025. Motores mais antigos, como o 1.6 aspirado, tendem a ser mais poluentes e não se adequam ao Programa de controle de emissões veiculares (Proconve).

Essa mudança, embora inevitável, pode tornar o C3 ainda mais competitivo no mercado, oferecendo uma relação custo-benefício ainda mais atrativa. 

O que a Citroën está trazendo para o Brasil?

Além do motor 1.6 aspirado que deixará de ser oferecido, a linha 2025 do C3 terá algumas novidades. A principal delas é o ar-condicionado automático nas versões mais completas e a tão aguardada chave canivete ao invés da atual. 

Nova chave canivete – Foto: Divulgação

Leia também:

Novo Citroën C3 chega com novidades para dominar de uma vez as vendas dos carros mais baratos do Brasil.

Novo lançamento está por vir

A marca também planeja trazer um novo carro ainda este ano. O Basalt é um SUV cupê que promete ser o mais tecnológico e caro da marca no país. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o lançamento  ficará acima do C3 e C4 Cactus. 

O modelo foi desenvolvido na mesma plataforma CMP Modular, a mesma do Peugeot 208 feito na Argentina inicialmente com o motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com câmbio manual e/ ou automático. 

Basalt – Foto: Divulgação

O Basalt mede 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura, 2,60 m de entre-eixos 2,60 e porta-malas com capacidade de 470 litros. Com essas medidas a Citroën planeja competir com os SUVs compactos, como Hyundai Creta, Renault Kardian, Nissan Kicks, entre outros da categoria.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile