Citroën toma atitude radical e abandona País; veja qual e o motivo
Entenda a estratégia tomada pela Citroën e veja o desempenho da montadora no Brasil e em outros países
O mercado automotivo foi pego de surpresa com uma atitude radical da Citroën. Isso porque, após um fracasso nas vendas, a montadora francesa resolveu abandonar um país. A seguir, o Garagem360 revela todos os detalhes. Acompanhe!
Qual país a Citroën abandonou?
Foi à Austrália. Após 101 anos de atuação no mercado, a montadora optou por interromper a venda dos seus veículos por lá.
Leia também:
-
Citroën Basalt é lançado na Índia pelo preço equivalente de R$ 52 mil: SUV chega em breve no Brasil
-
Citroën C3 e AirCross passam por melhorias na Índia e deixam brasileiros chupando dedo
Por que a Citroën deixou a Austrália?
O principal motivo foi a queda nas vendas. No primeiro semestre de 2024, a montadora francesa vendeu apenas 87 veículos.
Citroën já estava em alerta
O histórico da montadora francesa no país já dava sinais que essa decisão poderia vir a qualquer momento. Em 2007, por exemplo, ela vendeu 3.803 unidades. Já em 2021, a Citroën havia registrado somente 175 vendas.
Quais serão os próximos passos da Citroën?
O encerramento das operações será conduzido de forma gradual. Contudo, a partir de novembro, a marca pretende interromper as encomendas de novos veículos franceses por lá.
Posteriormente, eles passarão a ter garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. Essa determinação será aplicada em 35 centros de serviço. Depois, a fabricante saíra, de forma definitiva, do país.
O que influenciou na tomada de decisão da Citroën?
Atualmente, o mercado na Austrália está em crise. Em outras palavras, não há produção de carros. Esse contexto persiste desde quando a Ford e GM desistiram do país. Agora, elas atuam só com importados.
Com essa decisão, a indústria australiana deve sofrer um forte impacto, uma vez que a fabricante era a mais mais experimente na Austrália.
Já no Brasil, a Citroën mantém a sua operação, embora ainda não esteja entre as 10 melhores do mercado, como mostra o relatório abaixo da Fenabrave.
A propósito, a marca já anunciou a versão especial do C3 You, que terá motor turbo e deverá ser um dos principais destaques do mercado brasileiro.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe sobre a performance das montadoras no Brasil e em outros países.
Leia também: Pacote de revisões do Citroën C3 é ideal para quem deseja economizar