Citroën terá participação no novo filme da saga Asterix e Obelix

O filme 'Asterix & Obelix: The Middle Kingdom' terá participação da Citröen, que preparou uma carruagem-conceito inspirada no clássico 2CV

O filme “Asterix & Obelix: The Middle Kingdom” terá participação da Citroën. A parceria entre a montadora, a Trésor Films, as Edições Albert René e a Pathé é inédita. O filme é dirigido por Guillaume Canet e será lançado nas salas de cinema da França em 1º de fevereiro de 2023. O lançamento internacional acontecerá logo em seguida.

A parceria envolveu a concepção e criação de uma carruagem-conceito pela Citroën especificamente para as necessidades deste filme, algo sem precedentes para a marca. 

Citroën estará no novo filme de Asterix e Obelix

Citroën preparou carruagem-conceito inspirada no clássico 2CV (Foto: Divulgação/Stellantis)

As equipes de design da montadora foram peça-chave neste projeto, construindo a carruagem-conceito em três meses, enquanto a linha do tempo para o esboço e fabricação de um conceito é normalmente de um ano.

“O encontro entre estas duas lendas da cultura francesa pode ser nada menos que extraordinário. Foi-nos apresentada esta incrível oportunidade de criar e construir uma carruagem conceitual a partir do zero e tivemos o momento mais surpreendente trabalhando neste projeto. O resultado é uma ode ao 2CV, o lendário carro que representa a Citroën em toda sua glória”, diz o diretor de Design Global da Citroën, Pierre Leclercq.

De fato, o 2CV é um carro que faz parte do patrimônio cultural francês. Sua silhueta é reconhecível em qualquer parte do mundo e representa o estilo de vida do país para muitos. No filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom, a “Carruagem Conceito” é uma reinterpretação do 2CV e é representativo do estilo de vida galês.

As equipes de design da Citroën fizeram uma nova leitura dos valores centrais de conforto, tecnologia e design arrojado do DNA da marca e adicionaram um toque especial para o filme. O resultado é uma carruagem conceito imaginada no mundo da fantasia com suspensões “feitas” de estômago de javali, teto solar, faróis feitos com capacetes galvânicos e operados por pirilampos impulsionados com a poção mágica e rodas feitas de escudos reciclados, incorporando os chevrons da Citroën. O novo logotipo da Citroën estará nas asas do capacete da Asterix para a ocasião.

O papel Citroën na parceria ainda foi além da criação da carruagem. A empresa forneceu à equipe que trabalhava nas filmagens da obra uma frota inteiramente eletrificada. A frota era composta por dez veículos: três ë-C4, três C5 Aircross PHEV, duas ë-Spacetourer, um Ami e um ë-Jumpy. A Citroën também ajudou na cobertura das estações de carregamento desses veículos nos locais de filmagem de Bry-sur-Marne e Bretigny-sur-Orge.

Versão elétrica do Citroën C4 estava disponível na frota do filme (Foto: Divulgação/Citroën)

“Na Pathé, é a primeira vez que rodamos um filme utilizando uma frota eletrificada tão importante. Este modo de mobilidade elétrica foi obviamente uma adaptação para muitos de nós, mas nossa equipe se mostrou brilhantemente à altura deste desafio. Com base nesta experiência de sucesso, estamos confiantes para replicar esta disposição durante nossas próximas produções”, acrescenta o chefe de Parcerias e Patrocínio de Marcas da Pathé Films, Yohann Stoll.

Saiba mais sobre a série Asterix & Obelix

Asterix é uma série de quadrinhos francesa criada em 1959 pelo roteirista francês René Goscinny e o cartunista francês Albert Uderzo no jornal francês Pilote. As Edições Albert René possuem e administram os direitos para as aventuras do Asterix. A empresa publica as histórias em quadrinhos e fontes de novos projetos sobre o Asterix, particularmente filmes e desenhos animados. Até esta data, foram vendidos 385 milhões de quadrinhos em 111 idiomas e dialetos em todo o mundo.

A primeira adaptação de Asterix para o cinema foi em 1967, com o filme Asterix The Gaul, dirigido por Ray Goossens. Até hoje, a saga de Asterix compreende 15 filmes e desenhos animados, com mais de 25 milhões de espectadores na França e mais de 70 milhões em todo o mundo.

No novo filme, os heróis estão prestes a deixar sua aldeia para ir à China, mostra uma equipe unida e em direção a uma grande aventura. Antes de partirem, Cétautomatix apresenta a carruagem a Obelix e mostra as últimas inovações que ele trouxe para que sua viagem decorra da maneira mais tranquila possível. 

Finalmente, a longa jornada de Asterix e Obelix na China lembra a missão da Citroën na Ásia Central, também chamada de Cruzeiro Amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, ligando Beirute a Pequim. Foi a terceira expedição deste tipo, de carro, por iniciativa da Citroën, após a travessia do Saara e da Expedição Negra.

Mais adiante no filme esta retratação fica clara, quando o exército de César chega à China, há um primeiro cartaz publicitário na entrada do país promovendo o melhor carro da época: o 2CV, uma incrível carruagem feita na Gália, puxada por dois cavalos. Esta é uma sutil alusão ao famoso filme publicitário Citroën, feito na Grande Muralha da China.

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile