Citroën Ë-Jumpy chega por R$ 329.990 e divide plataforma com Peugeot e-Expert

O Citroën Ë-Jumpy acaba de chegar ao mercado nacional. O veículo tem preço de R$ 329.990 e conta com autonomia de 330 km.

Hoje, 29, a Citroën assim como a Peugeot, lançou no mercado nacional o Ë-Jumpy. O comercial elétrico que tem preço de R$ 329.990 e divide plataforma com o também lançado Peugeot e-Expert. Confira os detalhes.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional (Foto: Divulgação)

Citroën Ë-Jumpy é o primeiro elétrico da marca lançado no Brasil

Protagonista no mercado de Veículos Utilitários Leves há 90 anos, a Citroën materializa todo seu know how global no Ë-JUMPY, primeiro furgão médio 100% elétrico da marca no Brasil. O modelo chega com valor sugerido de R$ 329.990, uma autonomia de até 330 km e permite pessoas habilitadas com a CNH de categoria B conduzirem o veículo.

Tais características são compartilhadas com o e-Expert da Peugeot, outra marca francesa que faz parte do grupo Stellantis.

Confira também: Peugeot e-Expert: o veículo comercial e elétrico de autonomia de 330 km

Dentro da estratégia do Citroën 4All, em que a marca trabalha em um plano de produtos para os próximos anos que envolve o lançamento de veículos de passeio e comerciais leves, o primeiro modelo elétrico da marca no país é um utilitário, voltado para o cliente profissional: o Ë-Jumpy.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Citroën Ë-Jumpy compartilha características com o Peugeot e-Expert (Foto: Divulgação)

Ë-Jumpy é o utilitário elétrico da Citroën

A nova versão traz sustentabilidade para gama de utilitários Citroën, otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.

Modelo divide plataforma e o Peugeot e-Expert

Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-JUMPY é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

O motor elétrico do modelo entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cv de potência (100 kW). Os mesmos dados do e-Expert.

Em termos de condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.

Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Autonomia é de 330 km (Foto: Divulgação)

Interior renovado

Por dentro, boa parte das exclusividades do Ë-JUMPY ficam estampadas em sua cabine. Entre elas, está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia.

Há ainda a central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7”, como item opcional, que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso nomeado de Visio Park.

Outro importante diferencial do Citroën Ë-JUMPY é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Interior recebeu aprimoramentos (Foto: Divulgação)

Entre as principais características que colocam o modelo em posição de destaque estão:

  • Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;
  • Recarga rápida: até 80% em 45 minutos es estações de recarga rápida
  • Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
  • Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas
  • Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
  • Agilidade e eficiência: altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;
  • Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;

O modelo ainda conta com sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS; acendimento automático dos faróis; freio de estacionamento elétrico;  sensor de chuva e sensor de estacionamento traseiro.

No quesito segurança, o Citroën Ë-JUMPY conta ainda com itens igualmente importantes que são compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Capacidade de carga de uma tonelada

O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma suspensão tipo Mc Pherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão é do tipo triângulo oblíquo, que permite suportar uma carga útil de até 1.002 kg.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Capacidade de carga é de uma tonelada (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA