Citroën CX: carro clássico completa 50 anos

Lançado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu o Traction Avant, o Citroën CX é lembrado como um dos maiores ícones da marca nas décadas de 1970 e 1980.

Lançado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu o Traction Avant, o Citroën CX é lembrado como um dos maiores ícones da marca nas décadas de 1970 e 1980.

CX: Um carro à frente de seu tempo

Assim como seus prestigiados antecessores, o Citroën CX se destacou por suas inovações técnicas, que, ao longo de seus 17 anos de produção, garantiram características excepcionais que continuam a diferenciá-lo até 2024.

Seu design exclusivo confere ao CX uma identidade aerodinâmica, elegante e de linhas suaves, facilmente reconhecível. O CX foi substituído pelo XM em meados de 1989, mas as versões perua continuaram em produção até o segundo semestre de 1991.

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

 

Oficialmente lançado em 26 de agosto de 1974, o CX atraiu atenção ao ser exibido no Salão do Automóvel de Paris em outubro do mesmo ano.

Incorporando inovações de seus antecessores, como tração dianteira, suspensão hidropneumática e freios a disco assistidos, o CX também trouxe novas soluções técnicas.

O motor de quatro cilindros, montado transversalmente à frente e inclinado, otimizava a distribuição de peso e melhorava a aderência à estrada.

Além disso, a carroceria monobloco com amortecedores especiais filtrava ruídos e vibrações, oferecendo um conforto superior.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

O interior também foi cuidadosamente projetado, com destaque para o painel de instrumentos arredondado, que se tornou um ícone.

A ergonomia foi pensada para que os principais controles, como faróis, limpadores de para-brisa e buzina, pudessem ser operados sem que o motorista precisasse tirar as mãos do volante.

Além disso, o CX foi um dos primeiros carros a contar com cintos de segurança retráteis.

Devido a essas inovações, o CX foi eleito o “Carro do Ano” em 1975 pela imprensa automotiva europeia.

A partir de julho de 1975, o modelo recebeu o sistema de direção assistida Diravi, que variava a dureza conforme a velocidade do veículo, proporcionando uma condução segura e confortável em qualquer condição climática e de terreno.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

Evolução Constante

Durante sua produção, o CX continuou a evoluir com o acréscimo de novas tecnologias que, mais tarde, se tornariam padrão na indústria automobilística. Algumas dessas inovações incluem:

  • 1975: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, dois espelhos retrovisores externos com controle interno, lanternas de neblina;
  • 1976: Câmbio semiautomático.
  • 1977: injeção eletrônica de gasolina, câmbio de cinco marchas, teto solar elétrico, faróis de neblina, ignição eletrônica transistorizada e rodas de liga leve;
  • 1978: cintos de segurança nos bancos traseiros e travas eletromagnéticas automáticas nas portas;
  • 1979: indicador de nível de óleo no painel de instrumentos;
  • 1980: sistema de lavador do para-brisa integrado às palhetas, econômetro e câmbio automático;
  • 1981: pneus de perfil baixo e controlador de velocidade;
  • 1982: sistema de travamento central da tampa do porta-malas e tampa do bocal de abastecimento de combustível;
  • 1983: motor turbodiesel e ar-condicionado automático;
  • 1984: motor turbo com injeção eletrônica de gasolina;
  • 1985: frenagem com sistema de freios antibloqueio (ABS), detector de gelo, indicador de lâmpada defeituosa, sinal de abertura de porta, espelhos retrovisores externos aquecidos com controle elétrico e vidro fumê, aviso sonoro quando as luzes estão acesas e travamento central por controle remoto infravermelho com ativação sincronizada da ignição interna;
  • 1986: desembaçador automático do vidro traseiro;
  • 1987: motor turbodiesel com intercooler e um imobilizador codificado.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

Modelos de destaque

Ao longo de sua carreira, o CX foi objeto de uma gama particularmente ampla e rica, com uma grande variedade de motores. Alguns desses modelos causaram uma impressão particularmente forte, tanto por sua personalidade quanto por sua exclusividade e excelência.

  • CX 2000: O primeiro modelo lançado, o CX 2000, apresentou um motor de 1.985 cm³ e 102 cv, e foi sucedido pelo CX 2200 e, mais tarde, pelo CX 2400, que marcaram o início de uma nova era para a Citroën.
  • CX Prestige: Lançado em 1976, o CX Prestige foi projetado para atender a uma clientela de alto nível, incluindo políticos e figuras públicas. Com um acabamento luxuoso e maior espaço interno, tornou-se um símbolo de status.
  • CX Diesel e Turbo Diesel: A versão a diesel do CX 2200 foi introduzida em 1975, estabelecendo o CX como referência no uso de motores a diesel. Em 1983, o motor foi equipado com um turbocompressor, aumentando ainda mais seu desempenho.
  • CX Break: A versão perua, lançada em 1976, oferecia um espaço interno impressionante e a capacidade de acomodar até oito passageiros, tornando-se uma opção versátil para famílias e empresas.
  • CX GTI e GTI Turbo: Lançado em 1977, o CX GTI trouxe um motor de injeção de 2.347 cm³ com 128 cv, oferecendo uma experiência de condução esportiva. Em 1984, a versão turboalimentada do CX GTI elevou a potência para 168 cv, com uma velocidade máxima de 220 km/h.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

Competição: O CX Brilha nas Pistas

A Citroën levou o CX às competições pouco mais de um ano após seu lançamento.

O modelo participou de ralis famosos como o Abidjan-Nice e o Rally Paris-Dakar, onde demonstrou sua robustez e capacidade de enfrentar terrenos difíceis.

Em competições como o Rallye du Maroc e o Rallye des Mille Pistes, o CX colecionou vitórias e desempenhos memoráveis, muitas vezes superando veículos 4×4.

Um dos momentos mais marcantes foi o 9º Tour Automobile du Sénégal, em 1977, quando cinco CX participaram e todos cruzaram a linha de chegada, conquistando os cinco primeiros lugares.

No Rally Paris-Dakar, o CX também se destacou, especialmente com sua participação em 1981, quando terminou em 16º lugar, sendo o melhor colocado entre os carros com tração nas duas rodas.

Fábrica de Aulnay: O Berço do CX

A produção do CX teve início na fábrica de Aulnay, em junho de 1974, uma das plantas mais modernas da Europa na época.

Lá, o carro era totalmente montado, desde a fabricação da carroceria até a montagem final. A produção do CX continuou até julho de 1989, quando a fábrica comemorou a marca de 1 milhão de unidades produzidas.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

Publicidade: Uma Imagem Icônica

A Citroën apostou em campanhas publicitárias inovadoras para promover o CX, muitas vezes envolvendo figuras públicas como Françoise Hardy e Jacques Dutronc.

A campanha mais marcante, no entanto, foi a do lançamento do CX GTI Turbo, em 1984, protagonizada pela modelo Grace Jones.

Com o slogan “La CX GTI Turbo, c’est démon!”, a campanha destacou a potência do novo motor turboalimentado.

Embora a publicidade tenha sido proibida por questões de segurança nas estradas, a controvérsia gerou ainda mais visibilidade para o carro.

 

Citroën CX
(Foto: Divulgação/Citroën)

Números do CX

Ao longo de sua produção, entre 1974 e 1991, foram fabricadas 1.042.460 unidades do CX, das quais 913.375 eram sedãs e 129.085 eram peruas.

Essas cifras solidificam o CX como um dos modelos mais icônicos e bem-sucedidos da história da Citroën.

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Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

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