Citroën C4 Cactus 1.6 2022 ganha potência, mas deixa a desejar no torque

O Citroën C4 Cactus 1.6 2022 passará por mudanças no motor. Ele ficará mais potente. No entanto, o torque máximo agora é de 16,1 kgfm. 

A sétima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L7) está em vigor desde o primeiro dia de 2022. E ela está fazendo com que as marcas realizem certas mudanças em seus carros. O Citroën C4 Cactus 1.6 2022, por exemplo, passará por mudanças no motor. Ele ficará mais potente. No entanto, o torque máximo agora é de 16,1 kgfm.

Esta fase do programa é um pouco mais rígida que a anterior. Este é um dos principais SUVs do mercado. Além de ser o único automóvel de passeio da montadora francesa (até a chegada da nova geração do C3). E ele possui um bom volume de vendas. De acordo com a Fenabrave, ele teve 19.552 unidades vendidas durante todo o ano de 2021. Agora, para este ano, o carro agora passará por mudanças importantes em sua linha de motores.

 

Citroën C4 Cactus 1.6 2022

Foto: Divulgação/Citroën

Citroën C4 Cactus 1.6 2022 ganha potência; veja mais detalhes

Algumas versões do Citroën C4 Cactus trazem sobre o capô o motor 1.6 VTI 16V Flex (1.6 VTI 120). Anteriormente, ele poderia gerar uma potência máxima de 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina. Além de um torque máximo de 16,1 kgfm. No entanto, com as mudanças realizadas pela empresa do grupo Stellantis, o propulsor passou a produzir 120 cv com o combustível vegetal e 113 cv com o combustível baseado no petróleo.

Citroën C4 Cactus 1.6 2022

Foto: Divulgação/Citroën

Ou seja, o carro passa a contar a passar com um motor mais potente. No entanto, o torque foi diminuído. O Citroën C4 Cactus 1.6 2022 pode produzir agora 15,7 kgfm a 4.500 giros usando etanol e 15,5 kgfm a 4.500 giros usando gasolina. Em resumo, o carro ficou mais potente, mas o torque diminuiu. Ao todo, são quatro versões que usam este propulsor. São elas: Live (R$ 105.590), X-SERIES (R$ 109.590), Feel (R$ 118.990) e Feel Pack (R$ 121.990).

Em nota ao site especializado Motor 1 Brasil, a empresa explicou a situação “A chegada do PL7 trouxe oportunidades de melhorias nas calibrações da gestão motor, melhorando a performance geral do conjunto”, disse a montadora. Ao contrário dos modelos citados acima, a versão Shine 1.6 THP não passou por mudanças.

Citroën C4 Cactus 1.6 2022

Foto: Divulgação/Citroën

Ela ainda continua sendo oferecida com o motor 1.6 de quatro cilindro Turbo. Este pode gerar uma potência máxima de 173 cv com etanol (166 cv com gasolina). Além de um torque de 24,5 kgfm. Todas as versões estão equipadas com uma transmissão automática de seis marchas. Agora, nos resta esperar para saber se a Peugeot fará as mesmas mudanças.

Novo Citroën C3

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Citroën C4 Cactus 1.6 2022

Foto: Divulgação/Citroën

Uma das grandes novidades para o ano de 2022 é o novo Citroën C3. O lançamento deste carro, que será fabricado em Porto Real-RJ, está previsto para o primeiro trimestre. Ou seja, chegará até o fim de março. Ele faz parte de uma família de carros chamado C-Cubed. Outros dois membros ainda serão lançados nos próximos anos. Ele será produzido sobre a plataforma CMP (já usada por outras marcas do grupo).

Seu design possui muitos detalhes interessantes e o interior traz uma central multimídia de 10 polegadas. A marca ainda não divulgou nada sobre a sua motorização. Entretanto, de acordo com o site Autos Segredos, ele estará equipado com um motor 1.6 16V ECS e 1.0 Firefly. Sendo que o veículo que será lançado neste primeiro momento (e que já foi homologada) será o com o propulsor 1.6.

 

Com informações de Auto Mais/Autos Segredos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA