Citroën Basalt terá motor turbo 200 já usado em outros carros da Stellantis
Citroën Basalt terá motor turbo 200 já usado em outros carros da Stellantis. Veja o que já sabemos sobre a motorização.
A Citroën está prestes a lançar no mercado brasileiro um novo SUV que promete revolucionar o segmento: o Citroën Basalt. Com design moderno e esportivo, o modelo chega para completar a linha da marca e oferecer uma opção com motorização moderna e eficiente.
Citroën Basalt terá motor turbo 200
Um dos grandes destaques do Basalt é o motor Turbo 200, o 1.0 turbo que também equipa outros modelos da Stellantis, como o Fiat Fastback e o recém lançado Citroën C3 You.
Com 130 cv de potência e 20 kgfm de torque, essa motorização garante um desempenho ágil e contínuo, além de ser bastante eficiente em termos de consumo de combustível.
No Fastback, por exemplo, o motor Turbo 200 responde muito bem, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de 190 km.
Seu consumo é de 8,4 km/L com etanol e 11,9 km/L de gasolina na cidade e 10,2 km/L com etanol e 4,6 km/L com gasolina na estrada.
Produzido em Betim – MG, o motor Turbo 200 é reconhecido por sua tecnologia de ponta, que inclui comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com wastegate elétrica e injeção indireta de combustível. Essa combinação garante o equilíbrio entre desempenho e economia.
Design esportivo
O Basalt tem um visual que mistura SUV e cupê. Ele combina perfeitamente linhas dinâmicas e formas robustas, comuns aos SUVs, com a elegância e a fluidez de um cupê.
Sua distância ao solo, capô alto, dianteira vertical, para-lamas alargados e vidro traseiro com ângulo mais inclinado o tornam capaz de enfrentar diferentes tipos de terrenos.
O interior promete ser espaçoso, equipado com tecnologia de ponta e materiais com mais qualidade do que costumamos ver em outros modelos da Citroën, como o C3 Aircross.
Tecnologia e segurança
O Basalt já foi lançado na Índia e caso siga a mesma linha no Brasil, será um carro equipado com uma série de tecnologias avançadas, que garantem tanto o conforto quanto a segurança dos ocupantes.
O sistema de assistência ao motorista inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, sistema de frenagem automática de emergência, entre outros.
Quanto a conectividade, terá integração com smartphones, sistema de navegação e multimídia com tela touch intuitiva.
Quando o Citroën Basalt será lançado?
Ainda não há uma data de lançamento ou preço. A Citroën se limita a informar que o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ) e que nas próximas semanas mais detalhes serão revelados.
Leia também:
Novo Citroën C3 AirCross 2025 ganha linha de acessórios Mopar
Quer saber quando será lançado? Continue acompanhando nossos posts e comente o que achou.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.