Citroën Basalt tem mais detalhes revelados; veja detalhes do concorrente do Renegade

Citroën Basalt tem mais detalhes revelados; veja o que foi apresentado na Índia e serve como base para o modelo que será vendido aqui.

O Citroën Basalt está chegando, pelo menos na Índia, e o que foi revelado lá adianta parte das características do modelo que será lançado aqui. O aguardado SUV da marca francesa promete revolucionar o segmento e colocar “lenha na fogueira” na mais competitiva categoria de carros.

Será que o design moderno e arrojado, tecnologia embarcada e conforto prometidos serão suficientes para concorrer com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks e outros SUVs já consolidados no mercado? 

Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro em setembro - Foto: Divulgação
Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro em setembro – Foto: Divulgação

 

O que já sabemos do Citroën Basalt?

O que já foi confirmado na Índia pode servir de base para o que vamos encontrar no Basalt brasileiro. O modelo será produzido em Porto Real – RJ, como o terceiro lançamento da família C-Cubed, que já conta com o C3 e o C3 Aircross. 

O destaque do Basalt é seu design, que mistura a robustez do SUV com a elegância dos carros cupê. O resultado é um visual fluido e esportivo, assim como uma estética imponente. 

Na dianteira, uma grade frontal com a assinatura da Citroën e os faróis com assinatura luminosa em LED. A traseira, por sua vez, se destaca pelas lanternas alongadas e pelo spoiler que aumenta a esportividade do design. 

As medidas já foram divulgadas: 4,3 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,67 m de altura, 2,6 m de distância entre-eixos. Será maior que o atual C4 Cactus, posicionado como o maior carro da Citroën no Brasil (e possivelmente o mais caro). 

Motorização do Citroën Basalt

Como a Citroën pretende aposentar o atual motor 1.6 aspirado (tanto que saiu um C3 com motor 1.0 turbo), o Basalt deve seguir a mesma tendência e apresentar as mesmas opções como o “irmão menor”. 

A primeira é o motor 1.0 Firefly, presente em outros carros do Grupo Stellantis, como Fiat Argo, Citroën C3 e Peugeot 208. Esse motor rende até 75 cv com etanol. 

A segunda opção é o motor 1.0 turbo, o T200 que equipa Fiat Pulse, Peugeot 208 turbo, entre outros modelos. Esse é mais potente e gera até 130 cv com etanol. 

Citroën Basalt - Foto: Divulgação
Citroën Basalt – Foto: Divulgação

Preços do SUV

Também não sabemos os preços no Brasil, mas na Índia o Basalt já está precificado. Lá são quatro variantes: You aspirado, Plus aspirado, Plus turbo e Max turbo. 

As versões de entrada são equipadas com motor 1.2 a gasolina de 82 cv com câmbio manual ou automático. 

Já as versões intermediárias e topo de linha terão o motor 1.2 turbo de 110 cv, associado à transmissão automática convencional de seis marchas. 

Na Índia a versão mais barata será a You, equipada com o motor aspirado, rodas de 16” (aço), bancos de tecido, vidros elétricos na dianteira, ar condicionado, seis airbags, freios ABS e EBD e preço inicial de 799.000 rúpias (aproximadamente R$ 53 mil na conversão direta). 

A versão Plus também conta com o motor aspirado e conta com mais itens, como central multimídia de 10”, luzes diurnas, painel de instrumentos digital de 7”, entre outros. O preço será de 999.000 rúpias (R$ 65.500 aproximadamente).

Leia também:

Vale esperar para comprar o Novo Basalt?

Citroën Basalt - Foto: Divulgação
Citroën Basalt – Foto: Divulgação

A versão Plus Turbo terá os mesmo itens da anterior, acrescido do motor turbo, entradas USB, iluminadores de neblina e ar condicionado digital. O preço é 1.149.000 rúpias (R$ 75.400 aproximadamente).

A versão topo de linha será Max Turbo, equipada com rodas de liga leve, bancos de couro, volante revestido de couro, câmera de ré e outros equipamentos. Preço de 1.228.000 rúpias (R$ 80.500).

Quando o Basalt chega às concessionárias?

Conforme apurou nossos amigos da Mobiauto, o Citroën Basalt deve chegar na segunda quinzena de setembro. A marca francesa já até iniciou o treinamento junto aos concessionários do país.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA