Citroën Basalt: não é a primeira vez que a marca adota esse nome em um carro

O novo Citroën Basalt promete revolucionar o mercado automotivo. No entanto, você sabia que este não é o primeiro veículo a usar esse nome?

A Citroën está prestes a lançar seu primeiro SUV Coupé na América do Sul. O novo Citroën Basalt promete revolucionar o mercado automotivo. No entanto, você sabia que este não é o primeiro veículo a usar esse nome? Descubra a seguir a origem do nome Basalt.

Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)

 

Nome também foi utilizado em modelo de enorme sucesso 

Das aulas de ciência, passando pelos anos 1970 e chegando à América do Sul em 2024, o nome Basalt vai além do inédito SUV Coupe da Citroën.

O modelo, antecipado pelo conceito Basalt Vision, adota o nome de uma das mais firmes rochas presentes na natureza. Não à toa, a palavra basalto tem como origem o termo “basanites”, que significa “pedra muito dura” em latim.

O basalto é uma rocha produzida por fusão a partir do magma, gerando um mineral com propriedades únicas.

Como a poderosa rocha, o Citroën Basalt une atributos de diferentes segmentos para entregar aos consumidores da região um produto inovador, ousado e robusto.

GS Basalte (Foto: Divulgação/Citroën)

Durante os mais de 105 anos de história da Citroën, o Basalt já esteve presente. Em 1978 a marca lançou na Europa uma exclusiva série especial chamada GS Basalte.

Ela incluía itens até então presentes somente em segmentos superiores, como o sistema de lavagem dos faróis, além de um design exclusivo composto por uma pintura bitom.

O veículo com todos esses atributos resultou em grande sucesso para a marca. Foram 1.800 unidades da edição especial vendidas rapidamente.

 

GS Basalte (Foto: Divulgação/Citroën)

O que já sabemos sobre o novo Citroën Basalt? 

O Citroën Basalt já fez sua estreia na Índia, conforme relatado pelo Garagem360. Por lá, o modelo foi apresentado em quatro versões: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max.

Visualmente, o SUV Coupé tem um visual fluído, robusto, imponente e com um toque de esportividade. A dianteira tem uma grade frontal com detalhes cromados e faróis de LED.

As medidas divulgadas são as seguintes:

  • Comprimento: 4.300 mm
  • Largura: 1.800 mm
  • Altura: 1.670 mm
  • Entre eixos: 2.600 mm

Além disso, o Citroën Basalt apresentado na Índia oferece, em algumas versões, central multimídia com tela de 10,2 polegadas, painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Em terras brasileiras, o Citroën Basalt será produzido em Porto Real – RJ, como o terceiro lançamento da família C-Cubed, que já conta com o C3 e o C3 Aircross.

 

Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)

Motorização

No Brasil, o Citroën Basalt deve chegar com duas opções de motorização.

Uma deve ser o motor 1.0 Firefly flex, de três cilindros em linha e 6 válvulas, que gera até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. 

Algumas versões do Fiat Argo, Citroën C3 e Peugeot 208 estão equipadas com esse motor.

A outra provável opção é o motor 1.0 turbo 200 flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. 

O motor está presente em configurações do Fiat Pulse, Fiat Fastback e Peugeot 208.

Veja mais sobre o Citroën Bassalt:

Novo Citroën Basalt (Foto: Divulgação/Citroën)
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile